Aplicações de um CD player no espaço

O astronauta Don Pettit, como parte do Saturday Morning Science, demonstra os efeitos da estabilização giroscópica usando CD players em microgravidade na Estação Espacial Internacional. Ele primeiro mostra como um CD player desligado se comporta no ambiente, movimentando-se desajeitadamente a qualquer toque. Quando o tocador é ligado, contudo, e o CD dentro dele começa a girar, ele se torna um giroscópio — algo como um pião — e os efeitos podem ser visivelmente notados. Pettit dá uns empurrões, e o CD player comporta-se de forma mais estável, como se tivesse alguns fios.
Claro que sendo um engenheiro, e tendo três CD players disponíveis, Pettit não parou aí. Ele amarra dois e então três players com fita de forma perpendicular e mostra como eles se comportam quando ligados. Com três CDs girando em três eixos, ele tem um conjunto razoavelmente estável e mostra como pode ajudá-lo a manter uma lanterna “fixa” em pleno ar, sem gravidade, enquanto escuta música!
Mais vídeos do Saturday Morning Science você confere na página oficial da NASA ou no Youtube. A propriedade de estabilização de giroscópios é fascinante, o que levou muitos a confundir tais efeitos com algo como anti-gravidade. Há o infame efeito Podkletnov, jamais reproduzido, e mesmo as palestras de Eric Laithewaite, que à primeira vista parecem demonstrar que giroscópios deixam tudo mais leve. O que eles fazem, infelizmente, é apenas estabilizar objetos, e o mais próximo de desafiar a gravidade a que podem levar é o Levitron.
[via Marcelo Mendes, obrigado!]

Discussão - 1 comentário

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM