Novo conceito de mouse da Apple

Em uma patente registrada em março do ano passado, e divulgada há pouco, a Apple propõe um mouse capaz de detectar toques múltiplos em diversos pontos de seu corpo. Uma espécie de iPhone para os mouses, funcionaria com um sensor ótico em seu interior detectando toques em toda sua superfície. Presumivemente você poderia usar os dois dedos para os efeitos de pinça tão fabulosos no iPhone, por exemplo.
Muito legal e interessante, mas até hoje não entendo por que não existe um mouse com uma clickwheel ou mesmo uma touchweel, como a dos iPods. Praticamente todos os mouses de PC — e mesmo os ligados a Macs — possuem scrollwheels usadas para rolar páginas na internet e ler documentos em geral. Mas quem já usou um iPod percebe as maravilhas de poder “rolar” algo sem ter que levantar seu dedo. É basicamente o motivo pelo qual os iPods fizeram tanto sucesso, todas as outras interfaces de rolagem concorrentes envolvem apertar um botão inúmeras vezes ou girar ou mexer em algo em movimento que o obrigam a levantar o dedo. Mesmo interfaces alternativas sensíveis ao toque, como uma barra, não puderam competir porque… obrigam você a levantar o dedo. Não é mera frescura de quem não se anima a literalmente “levantar um dedo”. Simplesmente é mais fácil usar um iPod graças à touch ou clickwheel.
Quando a Apple lançou o Mighty Mouse, pensei que seria óbvio que tivessem incorporado uma roda sensível ao toque. Mas não, fizeram algo supostamente mais avançado, com uma “Scroll Ball” e múltiplos pontos sensíveis ao toque que acabaram apresentando múltiplas dificuldades de uso. Por que não uma simples roda sensível ao toque, na qual você giraria o dedo e seu movimento circular fosse convertido em uma rolagem da tela em apenas um eixo — exatamente como em um iPod?
Imagino que testes práticos possam ter mostrado alguma inconveniência (passar o dedo acidentalmente pela touchwheel, por exemplo), e também que o fato da tecnologia ser patenteada impeça outros fabricantes de arriscar. Mas ainda estou esperando um mouse-iPod.

Discussão - 1 comentário

  1. Luis Brudna disse:

    O mouse que uso agora tem uma 'rodinha clicavel'. No Firefox ela serve pra abrir um link em outra aba.
    E esse mouse nem eh tao moderno.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM