A fazer: plantar uma árvore, escrever um livro, aquecimento global

Um estudo de dez anos sobre os efeitos do aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera sobre árvores foi concluído, e os resultados podem desagradar tanto ambientalistas fanáticos como relações públicas de indústrias petrolíferas. O projeto de Enriquecimento de CO2 em Ar Livre [FACE] efetivamente lançou CO2 na atmosfera em uma pequena área aberta de árvores, com uma sofisticação que incluía medir a direção do vento e lançar o CO2 de acordo. Simularam assim uma atmosfera com 50% mais dióxido de carbono que os níveis atuais (que já aumentaram mais de 25% desde o início da Revolução Industrial), e descobriram, sem muita surpresa, que as árvores de fato absorveram assim mais carbono da atmosfera. Isso anima ambientalistas fanáticos, que defendem plantar árvores em todo lugar; e também as empresas petrolíferas, que defendem que todo aumento no CO2 acaba sendo corrigido automaticamente pela natureza, que ainda teria uma explosão verde como na época dos dinossauros graças a nossa fumaça. Todos felizes?
Mas o estudo revelou que o aumento na absorção de carbono por parte das árvores depende da disponibilidade de água e nutrientes, e apenas aquelas que receberam tais recursos em abundância poderiam fazer alguma diferença efetiva para combater o aumento de CO2 na atmosfera. “Se a disponibilidade de água continuar diminuindo enquanto a do CO2 aumentar, então não teremos um ganho na absorção de carbono da atmosfera”, disse Ram Oren, diretor do projeto. “E o impacto na qualidade da água ao fertilizar grandes áreas será intolerável à sociedade. A água já é um recurso em escassez”. Tais resultados são parte do press release divulgado pela Universidade de Duke.
Esta é mais uma lição de que a questão do aquecimento global, poluição e meio ambiente é sempre muito mais complexa do que vários grupos de interesse tentam vender. Reflorestar áreas desmatadas e combater o próprio desmatamento pode ser benéfico, por outro lado a solução não é tão simples como apenas plantar árvores. Curiosamente, escrever um livro pode ajudar, se for um ajudando a esclarecer o tema e enriquecer o debate. Já fazer um filho…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM