Escoteiro Radioativo: o retorno!

Com apenas dezessete anos, David Hahn criou um reator nuclear em um barraco nos fundos da casa de sua mãe. Fascinado por ciência desde criança, Hahn quis possuir amostras de todos os elementos da tabela periódica — incluindo os radioativos.
Trabalhando em segredo, o escoteiro utilizou materiais domésticos e coletou elementos radioativos disponíveis em pequeníssimas quantidades em diversos aparelhos inócuos — indo de detectores de fumaça a relógios. Mas assim como você pode fazer uma bomba com cabeças de palitos de fósforo, também pode construir um reator nuclear para gerar elementos radioativos cada vez mais pesados a partir de quantidades menores acumuladas de muitas fontes.
Nós conhecemos a história de Hahn porque o reator ao fim não funcionou: felizmente não da pior forma possível, mas suas “atividades suspeitas” acabaram chamando a atenção da polícia, que descobriu horrorizada os experimentos atômicos do garoto que mal havia completado o ensino médio. O FBI e outras agências acabaram selando toda a casa da mãe de Hahn, perigosamente contaminada, e acredita-se que o próprio Hahn já havia sido submetido a doses muito superiores às que uma pessoa receberia em toda uma vida. Tudo isso ocorreu em 1994, e apesar de tudo as coisas não acabaram tão mal. Hahn conseguiu uma medalha dos escoteiros, foi para a universidade, saiu, teve um artigo e logo um livro publicado em 2004 com sua fantástico biografia, alistou-se na marinha empolgado em trabalhar com os reatores nucleares do porta-aviões USS Enterprise (!), mas o pobre homem não foi autorizado sequer a fazer uma visita.
Uma pena que nem tudo terminou aí. Há alguns dias, agora mesmo, Hahn foi preso sob a acusação de roubar detectores de fumaça. Obviamente ainda continua obcecado com a radiação. E o triste é ver sua fotografia na FOXnews. Seu rosto está repleto de feridas, segundo os oficiais devido à exposição à radiação.
Confira um breve clipe de um documentário inglês de 2003 com algumas imagens antigas de um Hahn ainda não tão radioativo.

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM