Todos serão passageiros

“A Universidade norte-americana Carnegie Mellon ganhou o prêmio de US$ 2 milhões da corrida de robôs promovida pelo Pentágono, anunciaram seus organizadores ontem. O “Desafio DARPA” faz parte de um plano estratégico aprovado pelo Congresso que requer que um terço dos veículos americanos nos campos de batalha esteja robotizado até 2015″. [da Folha]

Superando as expectativas, seis das onze equipes participantes do desafio chegaram à reta final, com seus veículos completamente autônomos driblando o trânsito da cidade simulada, e respeitando todas as leis de trânsito. Comentamos no post anterior como o desafio daria uma idéia melhor de quando será o dia em que não iremos mais dirigir. O dia está mais próximo do que se esperava.
Curiosidade: o carro da equipe da Universidade de Cornell se chamava “SkyNet“, em homenagem à Inteligência Artificial que aniquila a humanidade na série Exterminador do Futuro. SkyNet terminou a corrida, mas não sem se desentender com um carro concorrente, em uma pequena colisão. Uma pena como o desafio recebeu tão pouca cobertura da mídia: de carros a robôs, com aplicações concretas em nossas vidas, prometendo reduzir uma das maiores causas de morte no planeta em alguns anos. E com carros automatizados em cenários de guerra ainda antes. E ainda uma SkyNet?

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM