Mondex anti-FARC

Em todo o prolongado conflito das FARC, o NYTimes menciona rapidamente um detalhe bizarro:

“Outros arquivos oferecem novidades sobre os métodos usados tanto pelas FARC quanto pelo governo da Colômbia em sua guerra de quatro décadas. Em uma carta de Devia datada de 5 de janeiro de 2007 a Manuel Marulanda, o membro mais antigo do secretariado das FARC, ele descreveu uma mulher em suas fileiras que foi descoberta como uma espiã do governo.

‘A novidade aqui’, Devia escreveu, ‘é que ela tinha dois microchips, um sob seu seio e outro sob sua mandíbula‘.

Devia prosseguiu descrevendo a reação a esta descoberta, explicando na gíria dos rebeldes que ela recebeu uma ‘lição’.

‘Ontem eles a jogaram no buraco depois de provas o que ela era‘, ele escreveu, ‘e dando a ela o conselho da guerra'”.

Teria o governo colombiano realmente implantado microchips em uma espiã nas FARC? É possível, e não professo qualquer conhecimento sobre as táticas dos dois lados, mas parece pouco plausível. Qual seria sua utilidade? Chips implantados só têm utilidade para armazenar pequena quantidade de dados, e sempre necessitarão de um leitor e gravador a pouca distância. Não seria possível rastrear a posição da espiã, ou qualquer outra comunicação, a distâncias maiores a menos que os “microchips” fossem megachips, com vários centímetros de tamanho. O implante de chips poderia ter utilidade na identificação e verificação da pessoa como uma espiã, mas então, talvez as velhas palavra-código fossem muito mais eficientes — e menos detectáveis.

O que sugere algo ainda mais sinistro do que espionagem, microchips, torturas e assassinatos. E seria um paralelo com, quem diria, a ufologia. A infeliz mulher pode ter tido corpos estranhos — farpas, pedaços de metal e afins –, comuns pela população, confundidos por “microchips”, por implantes. Talvez nem fosse corpos estranhos, e sim nódulos de gordura. Numa literal caça às bruxas, os guerrilheiros das FARC podem estar indo ao encontro de “evidências” tão sólidas quanto cicatrizes de feiticeiras e implantes alienígenas.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM