O ovo ou a galinha?

niqu21082008
Níquel Náusea em referência às cobrinhas? Seja como for, bom.

1. Rafael [RNAm] disse:

Será q agor ao povo pára de perguntar essa pergunta maldita?

2. Patola disse:

Muita gente deve achar que seleção natural funciona assim - a primeira "galinha" surgindo de um ovo mutante de uma espécie próxima, mas anterior à galinha. Bom, isso está errado porque pesar de existirem mais de 20 conceitos diferentes de espécie na biologia, arrisco-me a considerar que quase todos têm limites vagos. Inclusive o que se costuma adotar para esses casos, que é o de isolamento reprodutivo (cabe lembrar que existe isolamento pré-zigótico extrínseco, pré-zigótico intrínseco, pós-zigótico). Ora, esse suposto "primeiro galináceo" cruzou com outros indivíduos dessa "outra" espécie, então não podia ser de espécie diferente. Ou era?
    Lembrando ainda que seres vivos não evoluem - seres vivos apenas nascem e morrem, são populações que evoluem com o fluxo de genes dos seres vivos que as compõem -, a resposta correta à pergunta seria: a pergunta está mal formulada e não tem resposta. "Galinha" é um indivíduo pertencente a uma população que temos como muita clara hoje, mas nem sempre foi assim e voltando muito no tempo, outras categorias (espécies) se confundem com a que chamamos de galinha, impossibilitando especificar uma fronteira clara para localizarmos um primeiro indivíduo.
    Se você colocar as coisas numa perspectiva matemática - pegar programas de genética populacional, por exemplo - e simular a evolução de um grupo de seres para suas "galinhas" você vê que mesmo matematicamente a coisa é difusa - não há jeito de especificar porcentagens, valores genéticos ou características razoáveis que possibilitem a definição satisfatória da categoria "galinha".

• Dino disse:

Cara, todos nós sabemos que a tirinha usou esse conceito simplista pra dar ênfase a piada, de que isso não é o mistério dos mistérios, como muitos pensam, mesmo se levarmos em consideração as questões que você levantou. Ainda assim achei seu comentário muito pertinente e interessante.

3. Mah... disse:

Qm veio antes foi a Dercy.! lol

Mas aí o quadrinho ficaria muito grande..

5. Jonas Medeiros disse:

Tanto as características do ovo de galinha quanto da galinha sofrem variações morfológicas ao longo do processo evolucionário.

Para mim a resposta seria "ambos". É como perguntar "quem veio primeiro o bico da galinha ou a galinha?", ou "a crista do galo ou o galo?". As características se modificam e assim se modifica a espécie.

Não há uma pré-galinha gerando um ovo de galinha. Mesmo que procure o ponto na história evolutiva onde um dos dois apareça, sempre vai encontrar um indivíduo gerando um semelhante dentro de um ovo parecido com o último, se frustrando em encontrar o ponto de separação.
    No processo gradual da Evolução os dois vieram juntos.