Louvado seja o Grande Dispositivo Helicoidal

grandedispositivohelicoidal43
Quão fabulosa em todos os sentidos não é esta imagem? É uma visão muito íntima do Grande Dispositivo Helicoidal no Japão, o maior Stellarator do planeta. Stellarator, você pode perguntar?

É um dispositivo capaz acelerar e confinar plasma em seu interior para alcançar reações de fusão nuclear, análogas às estelares – daí o nome, que pode ser traduzido grosso modo como “estrelador”.
A máquina é similar ao mais conhecido Tokamak, que por sua parte talvez tenha sido apresentado ao grande público na versão (bem) fictícia inventada por um certo Tony Stark.
iron_man_reactor432
A armadura do Homem de Ferro pode ser mais emocionante, mas aquela fonte de energia ARC em seu peito seria muito mais valiosa no mundo real. E se o brilho circular é um bom efeito cinematográfico, voltemos ao Stellarator, em particular à configuração Heliotron do Grande Dispositivo Helicoidal.
A beleza do Heliotron está na delicada e precisa configuração de suas bobinas, que permitem moldar um plasma espiral que pode ser assim mantido de forma contínua e, em funcionamento, mais simples que um Tokamak comum. A dificuldade maior, como se pode imaginar, é projetá-lo e construí-lo.
fusaoonucleear321jk
Confira mais algumas imagens sensacionais do Grande Dispositivo Helicoidal clicando na imagem abaixo:
herical_coildsa
Quer mais configurações belas de reatores nucleares? Também há propostas de Tokamaks esféricos sendo desenvolvidas mesmo no Brasil, lá no INPE.
O Grande Dispositivo Helicoidal é um bom rival ao charme do Grande Colisor de Hádrons. [via Neatorama]

Discussão - 6 comentários

1. Igor Santos disse:

Na primeira foto parece uma parte do cenário de Alien.
    Gerar estrelas não seria tão perigoso quanto gerar buracos negros? Ao invés de ser sugada, a Terra seria queimada...

2. ISis disse:

Uau!!!!! Me senti na Matrix

3. Dônovan disse:

"E se o brilho circular é um bom efeito CINEMÁTICO, voltemos ao Stellarator, em particular à configuração Heliotron do Grande Dispositivo Helicoidal."
    Cinemática: área da física.
    Cinematográfico: efeito visto nas telas do cinema.

4. Kentaro Mori disse:

Opa, corrigido, obrigado Dônovan.

5. Carlos Magno disse:

Prezado Mori:
    Aqui a coisa me parece diferente do Ceticismo Aberto.
    Mas explique-me, por favor, qual é a aplicação prática para o plasma moldado em espiral por essa complicadíssima invenção?
    Ou seja, em que a humanidade sai ganhando com os experimentos dessa máquina?

6. Igor Santos disse:

Você quer dizer fora o uso em exoesqueletos voadores, né?

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM