Explore uma cabeça em blocos desmontáveis
Neil Fraser montou este modelo colando 266 quadrados impressos a partir de imagens de ressonância magnética em 60 cubos de madeira. Ajuda a explorar diversas estruturas do crânio, e Fraser leva uns 20 minutos para montar de novo todas as peças misturadas.
A idéia é simples e genial para explorar o interior de qualquer modelo complexo em três dimensões. Alguém disposto a criar um modelo de corpo inteiro? Empolgaria mais que o velho esqueleto de laboratório escolar. [Nerdcore]
Discussão - 5 comentários
“Empolgaria mais que o velho esqueleto de laboratório escolar.”
Empolgaria as crianças e o Zé do Picadinho…
Nossa, que louco! Recomenda isso pro BoingBoing!
Dá um novo enfoque à expressão “quebra-cabeças”.
Patola, comunico seu banimento por conta desse trocadilho imperdoável.
hehehe não dá para mudar o título do post sem quebrar o link, senão eu mudava.
Os dados brutos do Visible Human (aquele cara que foi “fatiado” e fotografado, gerando um modelo 3D de alta resolução completo) são livres.
Alguns softwares comerciais permitem a visualização desses dados de inúmeras formas. O mais famoso é o VH Dissector, que eu acho até um pouco disturbing… Dizem as más línguas que existem versões de “avaliação pessoal” disponíveis em sites obscuros. 😉
No Brasil tem o Projeto Homem Virtual, que consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano, utilizando recursos da computação gráfica, aliado a projetos de diversas áreas.
O Homem Virtual foi criado em 2003 pelos professores doutores: György Miklós Böhm e Chao Lung Wen, da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, que buscavam um novo método para transmitir conhecimentos sobre saúde.