Brasil terá seu primeiro trem de levitação magnética

A Faperj liberou recursos para implantar na Universidade Federal do Rio de Janeiro o primeiro protótipo funcional de um trem maglev no Brasil, em um trecho inicial de 114 metros. O MaglevCobra, como foi batizado o trem desenvolvido no país, deve estar operacional até meados de 2010, com um trajeto ampliado para 3 km.

A notícia vem direto do artista Philipe Kling David, do blog MundoGump. Artista? Ocorre que Philipe é filho de Eduardo Gonçalves David, um dos engenheiros líderes da equipe do projeto. Confira mais detalhes todos orgulhosos do filho em seu blog, e mais um tanto aqui. Também no LASUP da UFRJ.

O projeto não é motivo de orgulho apenas para o Philipe, claro. Além de ser nacional, o MaglevCobra se diferencia de similares no exterior por ser composto de inúmeros módulos pequenos, o que permitirá que faça curvas mais acentuadas, e reduzirá o custo de implantação indo da fabricação do veículo a eventuais túneis.

Faz muito sentido, ao aproveitar uma propriedade que a levitação magnética oferece – módulos pequenos assim em trens com rodas comuns não seriam praticáveis.

Algo um tanto diferente do infame Aerotrem em São Paulo.

Discussão - 1 comentário

  1. Luiz Bento disse:

    Sendo filho da UFRJ (graduação, mestrado e doutorado lá) fico muito feliz com essa notícia. Já tinha lido sobre o caso mas não sabia que ele já estava pra sair.
    Nesta reportagem de uma agência de notícias da UFRJ temos mais informação sobre o projeto em si.
    http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=214&codigo=7
    Abraços.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM