Semana Cética da UFRGS: “Quem de nós é o Dodô?”
Durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema este ano é "Evolução e Diversidade", o Coletivo Ácido Cético articulou-se com o Projeto Ciência no Planetário e organizou um painel completo sobre o Criacionismo e suas diferentes vertentes em constante confronto com a Ciência e o Ensino Laico.
Em pleno século XXI, o movimento ressurge com a denominação de Projeto Inteligente (Intelligent Design), uma pseudociência que traz novos desafios à comunidade científica em seus esforços de divulgação e educação.
Não perca essa oportunidade de conhecer um dos grandes embates da Ciência moderna às portas do aniversário de 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, a ser comemorado durante o ano de 2009.
Local: Planetário da UFRGS (sala multimeios)
Datas e horário: dias 21, 22 e 23/10/2008, sempre às 19h
Discussão - 3 comentários
Que mal eu pergunte (e vou logo esclarecendo que não aceito o ID), qual é o problema que existe em acreditar que a Seleção Natural tem uma “inteligência” por trás, desde que os mecanismos sejam os mesmos?
Bem, se os mecanismos forem os mesmos, aí seria apenas uma forma de interpretar o funcionamento da evolução, e não uma “alternativa” à evolução como é proposto o ID.
Ou não?
Correto! É exatamente a parte de se apresentar como uma “alternativa” para a “evolução” (supostamente aleatória) que eu não aceito no ID.
Com todos os raios!… Por que mil demônios essa “suposta aleatoriedade” não pode ser o próprio ID? O universo todo é baseado em probabilidades e em quebras de simetrias. No entanto, os que advogam o ID querem “ensinar a Deus como governar o universo: com base nos seus ‘livros sagrados’…”
Eu – particularmente – não acho que as duas coisas sejam incompatíveis: uma evolução que segue processos estocásticos e um Deus “que gosta de jogar dados”… viciados, é claro… 😉