Semana Cética da UFRGS: “Quem de nós é o Dodô?”

evolucaocriac423

Durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema este ano é "Evolução e Diversidade", o Coletivo Ácido Cético articulou-se com o Projeto Ciência no Planetário e organizou um painel completo sobre o Criacionismo e suas diferentes vertentes em constante confronto com a Ciência e o Ensino Laico.

Em pleno século XXI, o movimento ressurge com a denominação de Projeto Inteligente (Intelligent Design), uma pseudociência que traz novos desafios à comunidade científica em seus esforços de divulgação e educação.

Não perca essa oportunidade de conhecer um dos grandes embates da Ciência moderna às portas do aniversário de 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, a ser comemorado durante o ano de 2009.

Local: Planetário da UFRGS (sala multimeios)
Datas e horário: dias 21, 22 e 23/10/2008, sempre às 19h

Confira mais detalhes e programação completa aqui.

Discussão - 3 comentários

  1. João Carlos disse:

    Que mal eu pergunte (e vou logo esclarecendo que não aceito o ID), qual é o problema que existe em acreditar que a Seleção Natural tem uma "inteligência" por trás, desde que os mecanismos sejam os mesmos?

  2. Kentaro Mori disse:

    Bem, se os mecanismos forem os mesmos, aí seria apenas uma forma de interpretar o funcionamento da evolução, e não uma "alternativa" à evolução como é proposto o ID.
    Ou não?

  3. João Carlos disse:

    Correto! É exatamente a parte de se apresentar como uma "alternativa" para a "evolução" (supostamente aleatória) que eu não aceito no ID.
    Com todos os raios!... Por que mil demônios essa "suposta aleatoriedade" não pode ser o próprio ID? O universo todo é baseado em probabilidades e em quebras de simetrias. No entanto, os que advogam o ID querem "ensinar a Deus como governar o universo: com base nos seus 'livros sagrados'..."
    Eu - particularmente - não acho que as duas coisas sejam incompatíveis: uma evolução que segue processos estocásticos e um Deus "que gosta de jogar dados"... viciados, é claro... 😉

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM