Jardim de areia: Zen, Sísifo e o Dalai Lama

Sisyphus é uma série de instalações de arte de Bruce Shapiro onde uma esfera de aço move como por mágica sobre areia, criando belos padrões que são então rapidamente apagados pela mesma esfera. Do artista:

“Observando os caminhos de areia sendo lenta e metodicamente criados, apenas para serem apagados e refeitos, lembrei-me do mito de Sísifo, um homem condenado eternamente a rolar uma rocha colina acima apenas para descobrir no dia seguinte que ela rolou de volta ao início”.

A mágica é em verdade concretizada controlando a esfera de aço com um eletroímã em movimento abaixo da mesa, em um design surpreendentemente simples. Além da mitologia grega, a obra remete aos jardins do Zen budismo ou as Mandalas de areia tibetanas.

Construa as reflexões religiosas ou filosóficas que se queira, a arte tecnológica aplicando ciência de Shapiro é inspiradora e hipnotizante enquanto observamos a esfera mover-se e criar – e destruir – os padrões elaborados. Sisyphus II está em exibição no Learning Technology Center do Museu de Ciência de Minnesota, EUA, enquanto o Sisyphus III foi instalado no Technorama, no Centro de Ciência da Suíça próximo de Zurique.

Continue lendo para mais vídeos, imagens e links da série Sisyphus e outras obras curiosas de Bruce Shapiro.

sisyphuspolarmotiondf

Revelando a mágica: abaixo do Sisyphus pode-se ver o sistema de controle, neste caso uma haste rotatória com um eletroímã capaz de mover-se ao longo da haste de forma controlada. Shapiro usou originalmente um sistema de coordenadas cartesianas, decidingo por eixos polares como acima em implementações posteriores.

Tanto o vídeo acima como o do início desta nota são do Sisyphus III no Technorama da Suíça. Vídeos em maior resolução e mesmo um protetor de tela (!) estão disponíveis para download em seu website (role para baixo).

E, por fim, uma entrevista com o homem, incluindo imagens em ação de seu Eggbot e os Ribbon Dancers bem como outras obras fenomenais:

Não perca o website de Bruce Shapiro. Buda adoraria e eu imagino a cara que o Dalai Lama e seus monges tibetanos fariam ao ver o Sisyphus. [via cgr v2.0 – it’s back!]

Discussão - 2 comentários

  1. cgredan disse:

    Muito bem explicado, Kentaro. Un saludo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM