“Quem jamais te esqueceria”

Assista a esse vídeo na página no Youtube em alta resolução, ao som de “Terra de Caetano Veloso, e relembre a antiga abertura do programa “Planeta Terra” na TV Cultura. Lástima das lástimas, não há versão online daquela abertura, mas vai aqui um trecho desta bela música de Caetano (clique “play” ao mesmo tempo nos dois vídeos, já que o da NASA não possui áudio, e aproveite):

Capturadas pela missão STS-119 do ônibus espacial Discovery que acabou de retornar ao planeta ontem, a visão da esfera azul coberta de nuvens como fundo para a Estação Espacial Internacional flutuando placidamente deve inspirar obras tão ou mais belas que músicas como a de Caetano. Claro que você tem que assistir às imagens em alta resolução.

Lá está uma residência permanente de seres humanos, a centenas de quilômetros de altura, ainda ligada ao poço gravitacional do planeta mas prenunciando um dos passos mais importantes para que as criaturas que vivem lá embaixo explorem mundos distantes. Criaturas que por eventos tão fortuitos – e, tão bem-afortunados – desenvolveram a capacidade de compreender e apreciar estas belezas de seu mundo e por isso mesmo estejam ansiosas para conhecer as que estejam além.

E que algum dia, esperamos não tão distante, o “errante navegante”, “por mais distante” no espaço, jamais deva esquecer das belezas desta Terra. Que as granulosas e primitivas imagens que Caetano viu na cela de uma prisão nunca sejam esquecidas, ainda que sejam suplantadas por vídeos em alta resolução partilhados no Youtube em questão de poucos dias depois de capturadas.E que seja um paraibano errante navegando com uma morena em um planeta distante que se lembre da Terra. Compreender a natureza através da ciência pode ser o caminho para apreciar suas belezas de formas que podem inspirar mesmo os mais sonhadores dos poetas. [via Fogonazos]