Sor Juana Inés De La Cruz
Sor Juana Inés de la Cruz foi uma importante escritora mexicana do século XVII. Sua data de nascimento é incerta, mas sabe-se que desde a infância Juana Inés era obcecada pelos estudos e, aos 20 anos de idade, ingressou na vida monástica para poder estudar. No verbete da semana, Estevam Strausz nos apresenta alguns dos impasses que envolvem a biografia de Juana Inés de la Cruz, cuja uma das fontes é a Respuesta, um dos escritos mais importantes da autora, produzido com o objetivo de tentar justificar sua produção intelectual e literária, após receber duras críticas do bispo Manuel Fernández, que escreveu sob o pseudônimo Sor Filotea de la Cruz.
Sua produção intelectual inclui poemas, peças teatrais, textos em prosa, um tratado perdido de musicologia e um livro de enigmas. Três obras possuem destaque no que diz respeito à abordagem de temas filosóficos, são elas: Primero Sueño, conhecido como “um dos mais ricos poemas filosóficos da língua espanhola”, a Carta Atenagórica, uma crítica direcionada pela autora ao sermão do mandato do padre Antônio Vieira e a Carta Respuesta a Sor Filotea de la Cruz.
Quer saber mais sobre essa importante escritora do século de ouro espanhol? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com o autor aqui!