Anna Rosa Termacsics dos Santos
O mais novo verbete da Enciclopédia Mulheres na Filosofia é sobre Anna Rosa Termacsics dos Santos, uma figura importante na história do pensamento e do feminismo brasileiro. Sua trajetória reflete uma luta pioneira pela igualdade de direitos no século XIX. Nascida em 1821, na região do antigo Império Austríaco, Anna Rosa migrou para o Brasil com sua família em 1828. Estabelecendo-se inicialmente em São Paulo, sua família enfrentou algumas dificuldades financeiras, o que moldou a vida e o percurso acadêmico de Anna Rosa. Sua trajetória foi desde cedo marcada por uma busca constante por conhecimento e intercâmbio cultural. Ela começou a dar aulas com apenas quinze anos de idade e, ao longo de sua vida, viajou diversas vezes, para a França, Inglaterra, Chile e Argentina — viagens possibilitadas por seu trabalho como educadora e pela venda de pertences pessoais. Durante as viagens, entrou em contato com movimentos feministas e intelectuais que tiveram grande influência sobre suas ideias.
Ela ficou conhecida principalmente por sua sua defesa pela educação e pelos direitos iguais para as mulheres, brancas. Em 1868, publicou seu único trabalho conhecido, intitulado Tratado Sobre a Emancipação Política da Mulher e Direito de Votar, um marco na discussão sobre o direito ao voto feminino e a participação política das mulheres. O tratado, publicado pela “Tipografia Paula Brito”, no Rio de Janeiro, foi assinado apenas com as iniciais “A. R. T. S.”. Nele, Anna Rosa abordou questões sobre a exclusão das mulheres da educação e da política, argumentando contra a legislação e o sistema da época. Influenciada por pensadores como John Stuart Mill, articulou seus argumentos a favor da participação política das mulheres, uma questão que, até então, era pouco debatida no Brasil.
Como nos mostra Cristiane Ribeiro, autora desse interessante verbete, o trabalho de Anna Rosa permaneceu esquecido por mais de 150 anos, quando a “Edições Câmara” finalmente lançou uma versão inédita de seu tratado em 2022. Apenas recentemente sua obra vem sendo resgatada e sua influência como escritora, historiadora, filósofa e militante política para o pensamento intelectual e a luta pelos direitos das mulheres vem finalmente sendo recuperada.
Vem conhecer mais sobre a vida e a obra de Anna Rosa Termacsics dos Santos. Leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui!
Sobre a autora do verbete: Cristiane de Paula Ribeiro é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese “Mulheres de pince-nez: imprensa feminina e o surgimento das jornalistas no Rio de Janeiro (1852-1892)”. Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com a dissertação intitulada: “A vida caseira é a sepultura dos talentos: gênero e participação política nos escritos de Anna Rosa Termacsics dos Santos (1850-1886)”. Tem interesse e desenvolve estudos sobre História da Imprensa, Produção Editorial Feminista; História do Brasil; Epistemologias Feministas, Mulheres Jornalistas e Profissionalização.