Catharine Trotter Cockburn

O imperdível verbete desta semana foi escrito por Sofia Calvente e traduzido por Carolina Araújo. Nele, você vai conhecer a vida e a obra de Catharine Trotter Cockburn (1679-1749) uma filósofa e escritora inglesa que se destacou por sua produção intelectual na filosofia moderna, especialmente no campo da moralidade e da metafísica. Nascida em Londres, ela enfrentou dificuldades desde cedo, com a morte de seu pai e a precariedade financeira da família. Sua educação foi em grande parte autodidata, tendo se dedicado ao aprendizado de francês, lógica e gramática latina. 

 

Cockburn iniciou sua carreira literária com o romance The Adventures of a Young Lady [As Aventuras de uma Jovem Dama] (1693), que foi seguido por peças de teatro, como Agnes de Castro (1695). Sua notoriedade aumentou no cenário teatral e intelectual, e sua relação com figuras políticas e filósofos influentes como John Locke e Gilbert Burnet foi fundamental para sua trajetória. Em 1702, aos 22 anos de idade, ela publica sua primeira obra filosófica, A Defence of Mr Locke’s Essay of Human Understanding [Uma Defesa do Ensaio sobre o Entendimento Humano do Senhor Locke], onde defende as ideias de Locke contra críticas. Devido ao temor dos preconceitos da época por uma mulher escrever filosofia, a obra foi publicada anonimamente. 

 

Como nos mostra Sofia Calvente, a filosofia de Cockburn é marcada pela defesa da moralidade fundamentada não apenas na vontade divina, mas também na natureza imutável das coisas. Em suas obras posteriores, como Remarks upon some Writers in the Controversy Concerning the Foundation of Moral Duty [Observações sobre Alguns Autores na Controvérsia sobre o Fundamento do Dever Moral e da Obrigação Moral] (1743), ela argumentou sobre a natureza da moralidade, abordando disputas filosóficas sobre o fundamento da obrigação moral. Apesar de sua clareza conceitual, foi frequentemente subestimada devido à forma polêmica de seus escritos.

 

Quer conhecer mais sobre Catharine Cockburn? Leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *