Naica, mina dos cristais gigantes do Super-homem

A imagem ao lado não é uma fotomontagem: as cavernas de Naica no México possuem não só um dos maiores conjuntos de cristais, como um dos mais belos. “Cristais gigantes geralmente são exatamente isto: de grandes dimensões! Mas não são necessariamente bonitos ou estéticos no sentido comum, e de fato apenas raramente apresentam cristais crescendo livremente. Mas em Naica sim! Tudo que você já imaginou sobre cristais gigantes no interior da Terra, com enormes vãos replketos de cristais brilhantes enormes entre os quais você pode andar é realidade em Naica!”, comenta o Giant Crystal Project. Os cristais de gipsita podem chegar a doze metros de tamanho por dois de diâmetro!
Em verdade, inicialmente as minas com os cristais mais belos de Naica tinham uma temperatura de agradáveis 60 graus com uma umidade relativa de 100%, o que segundo se conta teria levado à morte de pelo menos um minerador que se aventurou sozinho tentando obter um souvenir. Hoje as condições parecem mais propícias, e você confere clicando na imagem abaixo um diário de uma expedição recente às minas.

Depois da descoberta da Criptonita, que não seria verde, não é um choque saber que a base de Super-homem fica ao norte do México. Mais precisamente na província de Chihuahua.
[via Proceedings of the Athanasius Kircher Society]
Atualização: O Brudna já havia blogado sobre Naica há alguns meses, e o post dele inclui links para muito mais imagens (pena que o vídeo saiu do ar…): Caverna de cristais

Discussão - 2 comentários

  1. Luis Brudna disse:

    Voce eh fera em econtrar novidades, mas dessa vez eu sai na frente.
    http://www.gluon.com.br/blog/2007/02/21/caverna-cristais/
    😉

  2. Luis Brudna disse:

    O video estah funcionando novamente. 🙂

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM