Darwinspeak

alfalfadarwin

Não bastou formular a Teoria da Evolução. Nem que sua teoria estivesse correta fosse válida. Charles Darwin promoveu-a acima de tudo como um formidável escritor. A Origem das Espécies (PDF) é uma leitura surpreendentemente acessível, o que só se torna mais impressionante considerando sua relevância. Em retrospecto, que seja tanto seminal quanto acessível não deve ser mero acaso, isto é, que algo tão revolucionário seja exposto de forma compreensível a todo leitor educado com algum esforço explica em grande parte seu sucesso.

E que sucesso. Ben Zimmer, do Visual Thesaurus, vasculhou o Oxford English Dictionary para descobrir as contribuições do naturalista inglês para o léxico de sua língua. Darwin foi o primeiro a utilizar nada menos que 144 novas palavras. Em comparação, é em torno de um décimo das contribuições de Shakespeare. Nada desprezível. Abraham Lincoln, nascido no mesmo dia que Charles, e muito mais famoso por sua eloquência, é tido como fonte primária de uma única palavra (e uma nada notável, “Michigander“, um sujeito de Michigan).

Além de termos como seleção natural, filogenia e fertilização cruzada, o inglês que celebramos este ano levou a palavra “alfalfa” da Espanha para os anglófonos, garantindo um nome para um dos Batutinhas, assim como “rodeo”.

Vale notar que “a sobrevivência do mais forte”, como é mais conhecida em português, ou “a sobrevivência do mais bem-adaptado”, são expressões que Charles curiosamente não cunhou. O original em inglês é de Herbert Spencer, que comentou a seleção natural e sua relação com idéias econômicas.

A maior surpresa encontrada por Zimmer é sem dúvida como Darwin foi o primeiro a utilizar uma palavra para descrever os críticos religiosos de suas teorias. Em 1859, escreveu em uma carta:

“Que piada seria se eu lhe desse um tapinha nas costas quando ataca alguns criacionistas obstinados”.

Isso mesmo. Charles Robert Darwin foi o primeiro a utilizar o termo “criacionista”. “Creationism”, ou Criacionismo, já havia sido cunhado e Darwin não deve ter precisado de muito esforço para o neologismo. Mas ele o fez.

Mais algumas palavras cunhadas por Darwin podem ser conferidas nesta lista. Como Ben nota, “quem diria que Darwin foi também um pioneiro na evolução das palavras?” [via blog do irmão do Ben Zimmer]

Discussão - 3 comentários

  1. glenn disse:

    é.. darwin é foda, mas ele cunhou o termo "survival of the fittest", que seria a sobrevivência do mais apto, e poderia ser traduzido para "mais bem-adaptado", sem grandes perdas.

  2. Karl disse:

    Caríssimo Kentaro, veja você.
    Poderiam as teorias serem consideradas corretas ou incorretas? Em caso afirmativo, continuariam a ser teorias ou as corretas ganhariam algum status de verdade? E, perdoe a insistência, ao obterem o status de verdade necessitariam ainda assim de pesquisas ou poderíamos escrever escrituras sobre elas?

  3. Bia disse:

    Oi, é a primeira vez que passo por aqui e achei seu blog muito legal com posts muitos bons!
    esse ano é o ano de darwin, eu adimiro muito ele, pois ele descobriu coisas fascinantes.
    Esses dias eu vi um site com umas curiosidades interessantes sobre ele, se voce quiser ver: http://www.natgeo.com.br/br/voce-sabia
    Valeu

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM