A Esponja Mágica de Menger
“Pronto, agora resolva”, desafia Petter Duvander, criador do pesadelo acima. Porque não é apenas um “cubo mágico“, é a representação de cubos mágicos em uma esponja de Menger, um fractal. A cada iteração o objeto se torna mais complexo, e na imagem acima, temos apenas três iterações.
Continue lendo para uma visão do inferno de Mengerubik.
Uma esponja de Menger depois de quatro iterações, com cubos de Rubik. São 160.000 elementos. Há a versão original com 25 megapixels também. Ou a esponja de Menger com palavras cruzadas.
O conceito de uma esponja de Menger, após infinitas iterações, com alusão a cubos mágicos e suas diferentes cores primárias e a nossa ânsia em organizá-las é… é arte da melhor qualidade.
Brinquei aqui que seria uma visão do inferno para um aficcionado por quebra-cabeças, porém pode ser bem uma magnífica metáfora visual para a complexidade do universo. Quarks também têm cores, e a matéria, como uma esponja de Menger, é composta basicamente de espaço vazio.
“Pronto, agora resolva”.
Discussão - 4 comentários
Isso não se faz! Agora tô tentando achar padrões 🙁
Interessante essa desordem ´organizável´. 🙂
O mais legal é que, cada cor que se enxerga ali, caso aumente o número de iterações, pode ser um cubo (ou conjunto de cubos) resolvidos 🙂
Metáfora bem aplicada. Pelo menos sacia a nossa necessidade humana antiquada de “explicar com desenhos ou laranjas”.
Nossa emnte sempre tão antiquada…