Judith Butler

“Somos desfeitos uns pelos outros. E, se não o somos, estamos perdendo alguma coisa.”

Judith Butler

Pergunta-se a alguém sobre quem são as filósofas de nosso tempo e a resposta provavelmente incluirá o nome de Judith Butler. Hoje professora de Universidade de Berkeley, na Califórnia, Butler se formou em filosofia em Yale, ocasião em que começou seus estudos sobre a recepção de Hegel na França do século XX. Ao então deparar-se com a obra de Simone de Beauvoir, encontrou a interlocução que buscava para gerar a obra que mudou o eixo do debate feminista: “Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade”. Ali Butler analisa as categorias do desejo e do reconhecimento na construção do sujeito e argumenta que o gênero é uma questão de performance, embora ainda assim ele imponha aos corpos, por sua materialidade, a marca da discriminação.

Mas Butler vai muito além de Problemas de gênero. As relações entre sujeito e alteridade desenvolvem-se em sua trajetória em temas que vão do neo-liberalismo e da violência de estado à questão judaica e à guerra, passando pelo luto e pela precariedade… Descubra mais sobre as ideias dessa filósofa que incansavelmente examina a sua própria realidade no verbete escrito por Carla Rodrigues para o Blog Mulheres na Filosofia. Leia aqui.

Carla Rodrigues é Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. Foi contemplada com bolsa de produtividade do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj, 2018/2020) com o projeto “Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado”. Coordena o projeto Epistemologias Feministas. É integrante do GT Filosofia e Gênero, do GT História das Mulheres na Filosofia e uma das fundadoras do GT Desconstrução, linguagem, alteridade, da ANPOF. É integrante da linha de pesquisa Gênero, raça e colonialidade, no PPGF. Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, catalogado no Diretório de Núcleos de Pesquisa do CNPq. Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, é autora de Duas palavras para o feminino: hospitalidade e responsabilidade. Sobre ética e política em Jacques Derrida. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2013

2 thoughts on “Judith Butler

  • 21 de junho de 2020 em 11:43
    Permalink

    Nao tem o link para o texto completo?

    Resposta
    • 14 de agosto de 2020 em 14:54
      Permalink

      Olá! Acesse aqui https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/judith-butler/ (:

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *