Resenha: Nas Ruínas do Neoliberalismo , de Wendy Brown

Quais são os elementos constitutivos no neoliberalismo e de que maneira têm sido mobilizados pela extrema direita? O que o neoliberalismo tem a ver com sentimentos homofóbicos, sexistas, racistas e antisseculares? O ódio à política, a demonização do social, a financeirização e a preservação da ordenação branca masculina se entrelaçam de quais maneiras? E a família, por que veio para o centro do discurso moralista da extrema direita? Enfim, como se relacionam, hoje, neoliberalismo e neoconservadorismo?

Essas são as questões centrais abordadas por Loiane Prado Verbicaro e Juliana Pontes na resenha que escreveram especialmente para o Blog Mulheres na Filosofia do livro Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política democrática no Ocidente (2019) de Wendy Brown. Não perca! Além de expor generosamente a estrutura do livro de Wendy Brown, a resenha dá pistas valiosas para uma reflexão sobre a ascensão da extrema direita no Brasil. Você pode ler a resenha aqui. E assistir à entrevista que aconteceu dia 09 de junho no nosso canal do Youtube, aqui

Loiane Prado Verbicaro é Professora da Faculdade de Filosofia e do Programa de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito – FilPED.

Juliana Fonseca Pontes é graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq): Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito – FilPED.