Iris Marion Young

O mais novo verbete da Enciclopédia Mulheres na Filosofia é sobre a filósofa norte-americana Iris Marion Young. Nascida em 1949 em Nova Iorque, Young teve toda sua formação em filosofia. Após a conclusão do doutorado, ela lecionou em diversas universidades, entre elas a Universidade de Chicago, onde ocupou o cargo de professora de Ciência Política e ficou até o fim de sua vida acadêmica. Ao longo de sua carreira, Young escreveu e publicou inúmeros artigos que tratam de temas diversos, entre eles teoria crítica, justiça, diferença, ética, democracia e políticas pública, sempre perpassados por uma visão feminista. Nesse interessante verbete, Carolina Antoniazzi nos mostra como “a autora tem sempre em vista como os princípios, categorias e argumentos por ela utilizados são ferramentas teóricas que podem e devem alargar o pensamento como modo de propor ações concretas para promover mudanças na realidade social”.

Sobre a autora: Carolina Antoniazzi é doutoranda em Filosofia na Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa em fenomenologia, teoria crítica, feminismo, com enfoque em contra-figuras maternas. Também realiza formação continuada em psicanálise pela Rede para Escutas Marginais (REM). Membra do Grupo de Pesquisa NÓS, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, que realiza leitura periódica de textos fundamentais sobre os feminismos. Membra do Grupo de Pesquisa Espinosanos, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, que realiza leitura periódica de textos fundamentais sobre filosofia moderna e contemporânea.

Ficou curiosa para saber mais sobre a vida e a obra de Iris Marion Young? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui!