Audre Lorde

O verbete mais que especial da Enciclopédia Mulheres na Filosofia desta semana, lançado no dia de celebração da Consciência Negra, é sobre Audre Lorde, uma importante escritora, poeta, feminista e militante norte-americana. Ela nasceu (1934) e cresceu no Harlem, Nova Iorque, em uma família de imigrantes caribenhos. Desde criança escrevia poemas e demonstrava grande habilidade com a escrita, se destacando entre os demais colegas de escola. Se formou na Hunter College, em 1959, e concluiu seu mestrado em biblioteconomia na Columbia University, em 1961. Mas veio a publicar seu primeiro volume de poemas apenas em 1968, intitulado The First Cities [As Primeiras Cidades]. Esses e diversos outros fatos estão relatados na obra Zami: uma nova grafia do meu nome – uma biomitografia, publicada originalmente em 1982 — e traduzida para o português em 2021 — e onde Lorde faz uma narrativa de sua própria vida.

Segundo a autora do nosso verbete desta semana, conhecer a vida de Audre Lorde é fundamental para compreender sua obra. Desde cedo, ela vivenciou os efeitos do racismo, algo que impactou fortemente a escrita de suas obras. Além de abordar as injustiças do racismo, seus escritos mostram uma preocupação em abordar também as questões de gênero e de sexualidade, também presentes em sua experiência de vida. Sua escrita transita por vários estilos, desde poesias, ensaios, relatos de memória e relatos de suas experiências. Dentre as obras de Lorde destacadas por Elizângela Inocêncio Mattos no verbete, e traduzidas para o português, estão: Entre Nós Mesmas (1976) e A Unicórnia Preta (1978), ambos livros que reúnem poemas escritos pela autora, e Sou sua Irmã (1984), uma reunião de ensaios, aulas, palestras, textos de apresentação e um diário íntimo de Audre Lorde.

 

Sobre a autora do verbete: Elizângela Inocêncio Mattos é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico da mesma universidade. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2017), com período sanduíche na Université Paris IV – Sorbonne.

Você não vai querer ficar sem conhecer mais sobre a vida e a obra de Audre Lorde, né!? Então vem ler o verbete aqui e acessar a entrevista com a autora aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *