Marguerite Duras

O verbete desta semana é sobre Marguerite Duras, uma escritora considerada uma importante voz feminina da literatura do século XX. Ela nasceu no Vietnã, onde passou a infância e parte da adolescência, até antes de ingressar na universidade. Fez parte da resistência francesa durante a segunda guerra mundial. Em suas obras, encheu seus escritos com elementos autobiográficos de memórias de suas vivências na Cochinchina. 

As figuras familiares da mãe, do pai e dos irmãos desempenham papel central em sua escrita, que trata de temas como o amor, o ódio e a paixão.

Cassiana Stephan é Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o projeto intitulado “Filosofias do amor: sobre a relação entre espiritualidade, melancolia e ambivalência”. Desde 2015, integra o Instituto Latinoamericano de Estudios Críticos Animales (ILECA) e faz parte da comissão editorial da Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales (RLECA), tornando-se codiretora do periódico em 2021. Possui experiência nas áreas de Ética, Política, História da Filosofia, Filosofia Helenística e Filosofia Contemporânea.

Ficou curiosa para saber mais a respeito do pensamento de Marguerite Duras? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content