Aspásia de Mileto

Aspásia de Mileto foi uma pensadora grega que viveu por volta de 470 a 400 a. c. As interpretações a respeito de sua origem e biografia são controversas, entre elas, está a de que ela viria de uma importante família de Mileto. Por não ter nascido em Atenas, era considerada uma estrangeira. Entre as identidades atribuídas a ela estão: “mulher estrangeira, professora, educadora, ‘hetaira’, companheira de Péricles, esposa de Lysicles, mãe”. 

Aspásia foi contemporânea de nomes como Sócrates e Platão, mas está entre aquelas filósofas que foram esquecidas pela história e das quais praticamente não ouvimos falar. Ela frequentava os círculos intelectuais de sua época e ficou conhecida por sua retórica e eloquência.

Marta Mega de Andrade é professora titular do Instituto de História da UFRJ. Atua nas áreas de História Antiga e Teoria e Filosofia da História, tendo como foco a história das mulheres. É pesquisadora do Laboratório de História Antiga (UFRJ) e associada ao Laboratório de Estudos da Cidade Antiga (LABECA MAE-USP). Lidera o Núcleo de Estudos de História e Filosofia (IH-UFRJ), atuando nas linhas de pesquisa história e historiografia da Antiguidade Grega e história comparada das mulheres.

Ficou curiosa para saber mais sobre o pensamento de Aspásia de Mileto? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content