Misoginia

Você provavelmente já ouviu falar no termo Misoginia, ele é normalmente utilizado para designar uma atitude de hostilidade com relação às mulheres devido ao seu gênero, e pode se manifestar de diferentes modos. Na sociedade patriarcal na qual vivemos, a mulher assume determinados papéis como subordinada ao homem, quando esses papéis não são cumpridos, a norma vigente não é seguida e a misoginia surge então como forma de resposta à violação da norma. No verbete exclusivo desta semana, Maria de Lourdes Borges nos apresenta a concepção de Misoginia da autora Kate Manne, primeira filósofa a dedicar uma obra exclusivamente a esse tema. Em seu livro Down Girl, a lógica da misoginia, de 2018, Manne busca esclarecer o termo, e começa com o questionamento do porquê, mesmo com o avanço da igualdade de gênero, a hostilidade com relação às mulheres continua aumentando. “Qual a base da misoginia?” e “Qual a relação entre a misoginia e a ordem social patriarcal?” são alguns dos questionamentos feitos pela autora em seu livro e trazidos por Maria de Lourdes Borges nesse verbete.

 

Maria de Lourdes Borges é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. É autora dos livros História e Metafísica em Hegel, Amor, Tudo o que você precisa saber sobre Ética, Atualidade de Hegel, Body and Justice, Razão e Emoção em Kant; Emotion, Reason and Action in Kant (Bloombury, 2019). É organizadora do livro Filosofia: machismos e feminismos, entre outros. Atualmente é presidente da Sociedade Kant Brasileira. 

 

Ficou curiosa para entender mais a respeito da Misoginia? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content