Damaris Cudworth Masham

Damaris Cudworth Masham, também conhecida como Lady Masham, foi uma filósofa inglesa que viveu no século XVII. Filha de Ralph Cudworth, filósofo platônico e professor da Universidade de Cambridge, seu pensamento teve influência do pensamento de seu pai e de outros platônicos de Cambridge. Como era comum às mulheres da época, Masham não recebeu uma educação formal, no entanto, as condições específicas do contexto no qual estava inserida lhe permitiram envolver-se no debate filosófico da época. Ela trocou correspondências sobre temas filosóficos com diferentes pensadores e cientistas, entre os quais Gottfried Wilhelm Leibniz, Jean Le Clerc, Philip Van Limborch, Lord Shaftesbury e o amigo John Locke. Publicou, anonimamente, duas obras sobre filosofia moral, metafísica e educação das mulheres: Discurso sobre o amor de Deus, cujo tema é uma crítica ao ocasionalismo, e Pensamentos ocasionais a respeito de uma vida cristã virtuosa, no qual trata a respeito da questão da educação das mulheres.

Tessa Moura Lacerda é professora do Departamento de Filosofia da USP. É membro do Grupo de Estudos Espinosanos da USP e coordena o NÓS – Grupo de estudos sobre Feminismos. É editora dos Cadernos Espinosanos/USP e parecerista dos Cadernos de Ética e Filosofia Política/USP. É membro da Comissão de Defesa de Direitos Humanos da FFLCH-USP. É membro da Diretoria da ANPOF. É especialista em Filosofia Moderna, mas estudiosa também de outros temas, como a relação entre história, memória e testemunho; e as questões de gênero pensadas de um ponto de vista filosófico (feminismos, Transfeminismo, teoria queer).

Vivianne de Castilho Moreira é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História da filosofia antiga e moderna. Sua investigação está concentrada em temas de Lógica e Linguagem nas filosofias de Leibniz e de Aristóteles.
Quer saber mais sobre o pensamento de Lady Masham? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com as autoras aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content