Nancy Fraser

O mais novo verbete da Enciclopédia Mulheres na Filosofia, que terá seu lançamento e entrevista realizados presencialmente diretamente do XX Encontro Nacional da ANPOF, em Recife -PE, foi escrito por Nathalie Bressiani sobre a vida e a obra de Nancy Fraser.

Nancy Fraser é uma filósofa e teórica crítica feminista norte americana nascida em 1947 em Baltimore, Maryland, e atual professora da New School for Social Research, em Nova York. Ela estudou grego e latim na Bryn Mawr e, ao longo de sua formação, desenvolveu um forte interesse pela filosofia. Após terminar sua graduação, Fraser se dedica à militância por cinco anos, envolvendo-se em várias organizações de esquerda. Em 1970, ela retoma seus estudos em filosofia e inicia seu doutorado na City University of New York (CUNY), concluindo-o em 1980 e é nesse período que ela começa a publicar seus primeiros textos.

Nesse interessante verbete, Bressiani retoma as principais fases do pensamento da filósofa. Em um primeiro momento, a autora do verbete nos mostra que, na década de 1980, em um cenário de capitalismo gerenciado pelo Estado, Fraser publicou vários estudos sobre as possibilidades de emancipação das chamadas lutas por necessidades, lutas que desafiavam as fronteiras entre os âmbitos doméstico, econômico e político. É desse período a coletânea Unruly Practices (1989). A partir dos anos 1990, com as mudanças do cenário político: o desmantelamento do Estado de bem-estar social e a queda do socialismo real, Fraser adota uma perspectiva mais crítica em relação aos movimentos sociais e passa a questionar a transição do foco dos movimentos sociais da redistribuição para o reconhecimento, procurando desenvolver uma teoria da justiça baseada no princípio normativo da paridade de participação. É desse período livros importantes para a carreira da autora, como Justiça Interrompida (1997), Redistribution or Recognition? (2003), escrito com Axel Honneth, e Scales of Justice (2008). Após a crise econômica de 2007-2008, Fraser vem se dedicando à elaboração de uma teoria crítica do capitalismo na qual propõe uma visão abrangente do capitalismo como uma ordem social institucionalizada que cria e depende de certa separação entre produção e reprodução, exploração e expropriação, humanidade e natureza não humana, economia e política, ao mesmo tempo em que tende a desestabilizar essas próprias condições de possibilidade. É dessa fase os livros Capitalismo em debate (2018) e Capitalismo Canibal (2022).

 

Sobre a autora do verbete: Nathalie Bressiani é professora de Filosofia na Universidade Federal do ABC desde 2016, foi coordenadora do programa de pós graduação em filosofia (2019-2021) e é vice-coordenadora do Bacharelado em Filosofia (2022-atual) e do Programa de Iniciação à Pesquisa em Filosofia na mesma Universidade (2022-atual). É vice-coordenadora do GT de Teoria Crítica da ANPOF e pesquisadora do Núcleo de Filosofia, no CEBRAP, onde realizou sua pesquisa de pós-doutorado. Desenvolve pesquisa sobre teoria crítica, teoria feminista e filosofia política, temas sobre os quais já publicou artigos, capítulos e resenhas. Faz parte da Comissão Editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, revista da qual já foi editora. Traduziu livros e artigos sobre seus temas de pesquisa.

 

Ficou curiosa para saber mais sobre o pensamento de Nancy Fraser? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com a autora aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *