Patricia Hill Collins

No mais novo verbete da Enciclopédia Mulheres na Filosofia, você vai saber mais sobre a vida e a obra de Patricia Hill Collins, uma importante escritora e professora universitária americana de sociologia da Universidade de Maryland, Estados Unidos. Ela nasceu em 1948 na Filadélfia (Pensilvânia). Filha única de pais da classe média trabalhadora, Hill Collins sempre estudou em escolas públicas. Em 1965, iniciou seus estudos em Sociologia na Universidade de Brandeis (Massachusetts). Posteriormente, cursou seu mestrado na Universidade de Harvard e o doutorado também na Universidade de Brandeis. De 1982 a 2005 atuou no departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Cincinnati, mas desde 2005 integra o departamento de Sociologia da Universidade de Maryland.

Ao longo de sua trajetória, Patricia Hill Collins se dedicou aos estudos de raça, gênero, interseccionalidade, teoria crítica, teoria social e pensamento feminista. Entre as principais obras de Hill Collins destacadas no verbete escrito por Dulcilei da Conceição Lima está Pensamento Feminista Negro, livro de 1990 escrito como “uma busca pela reconquista de sua voz que se perdeu por força do racismo a que foi submetida nos espaços institucionais que frequentou”. E, como nos mostra a autora do nosso verbete desta semana, o livro possui uma característica marcante de ser um “trabalho intelectual que dialoga tanto com a comunidade acadêmica quanto com a comunidade negra não acadêmica. Tal posicionamento é reconhecível em seus artigos e livros pelo modo cuidadoso com que a autora organiza seu texto e discorre sobre sua pesquisa, conclusões, reflexões, de forma clara e didática, buscando ser compreendida por um público amplo”.

Além de discorrer sobre Pensamento Feminista Negro, o verbete desta semana também discute a importância do conceito de interseccionalidade e da noção de imagens de controle no pensamento da autora.

 

Sobre a autora do verbete: Dulcilei da Conceição Lima é Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação – Sesc/SP. Professora na disciplina “Comunicação e Opinião Pública” no curso de pós-graduação lato sensu “Mídia, política e sociedade” (2024-2025) na FESPSP. Integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFABC (NEAB-UFABC). Pesquisa feminismo negro, relações raciais, gênero e ativismo negro nas redes sociais e integra a pesquisa Caleidoscópio das Ações Afirmativas: Avaliações, Experiências e Alcances das Políticas de Cotas nas Universidades Públicas (CNPq), sob a coordenação do prof Paulo Sergio da Costa Neves (UFABC).

Se você quiser saber mais sobre a vida e o pensamento de Patricia Hill Collins, não deixe de ler o verbete aqui e acessar a entrevista com a autora aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *