Laringe e Ressentimento

O tumor laríngeo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi notícia durante todo o fim-de-semana e manchete em jornais de todo o mundo. O tumor é do tipo comum e de agressividade médiadiz o laudo da biópsia de hoje ontem e Lula deverá instalar um cateter para realização de quimioterapia. Não é caso cirúrgico. Dois comentários sobre tudo isso.

1. O problema começou com uma rouquidão. Das causas conhecidas, os tumores malignos não são a maioria. A lista abaixo mostra as causas possíveis. De longe, as laringites e as lesões benignas são as mais comuns.

– Laringite aguda, auto-limitada e relacionada às doenças respiratórias e uso errado da voz.
– Laringite crônica. Muito associada à doença do refluxo ou a mecanismos de fala viciosos.
– Lesões benignas das cordas vocais (os famosos pólipos).
– Tumores malignos
– Quadros neurológicos (Parkinson, derrames ou lesões dos nervos laríngeo recorrente).
– Quadros psiquiátricos
– Doenças sistêmicas (amiloidose) e outros quadros muito raros

Toda vez que alguém famoso tem um diagnóstico bombástico, eu fico apreensivo. Alguns médicos ganham destaque e procedimentos que nem sempre são os mais recomendados, ganham os meios de comunicação. Como vivemos na sociedade do espetáculo, o resultado é que as pessoas acabam achando que é melhor fazer uma tomografia ou ressonância de corpo inteiro e procurar por bolinhas ou bolotas espalhadas pelo organismo e solicitar, então, que um bom cirurgião as retire. Gente, a medicina não funciona assim. Hoje, um paciente muito sagaz e fazedor contumaz de check-ups me perguntou por que neles não se realizam exames neurológicos, eletroencefalogramas ou mesmo uma tomografia nesse tipo de “medicina”. É mesmo, né? – pensei. Talvez porque saibamos menos a respeito do sistema nervoso? Ou porque o coração tem mais marketing? O que dizer da laringe, então? Ninguém lembrou de fazer uma fibronasolaringoscopia num paciente com história de tabagismo, ingesta alcoólica moderada, meia idade, meio rouco e com antecedentes familiares de tumores, inclusive de laringe? Não?! Poxa, o que pensam os grandes cérebros defensores do check-up sobre isso?
2. A enxurrada de protestos raivosos que o tratamento do presidente em um grande hospital particular de São Paulo gerou é o grande destaque negativo. O melhor, mais sincero e mais contundente texto que vi sobre o assunto foi este. Bom feriado a todos.

Discussão - 5 comentários

  1. Mário disse:

    Texto lúcido sobre do que realmente se trata as “críticas” a Lula por não tratar-se pelo SUS.

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-e-o-sus-um-texto-definitivo-a-respeito/

    Não quero que Lula se trate pelo SUS. Apenas devemos pedir ao ex-presidente que deixe de tratar-nos como idiotas, bem como de dividir o país entre “Nós e eles”.

  2. Mário disse:

    Muito bem, a autora do texto divulgado faz elogios ao SUS por disponibilizar “gratuitamente”, o tratamento e os medicamentos para esclerose múltipla. Ótimo que as coisas sejam assim. Se dá para o país financiar o tratamento, tudo bem.

    Mas não há como ignorar as mazelas enormes com que padece o sistema. Não há como ignorar a falta de médicos, atendimento, leitos e os brasileiros que morrem à míngua.

    A autora entendeu errado. Não se está a fazer “piada com o SUS”. Quem faz piada com o SUS é quem diz que o sistema “está à beira da perfeição”. Quem faz piada com a sociedade é quem diz que “o estado paga o seu plano de saúde privado porque restitui parte do seu IR”. Piada faz quem diz que vai sugerir ao Obama que “crie um SUS porque é mais barato e de qualidade”.

    Se há bons exemplos e programas exitosos como esse da esclerose ou o do tratamento de portadores do HIV, há problemas graves e urgentes que não podem ser discutidos com bravatas de palanques e mentiras grotescas. Um mínimo de decência, seriedade e respeito é o que se espera de um presidente da república. E nem estou cobrando-lhe a solução ou atribuindo-lhe a culpa pelos problemas na saúde pública. Apenas que tenha respeito por quem sofre as consequências da “perfeição” do sistema.

    http://www.youtube.com/watch?v=OHY9uA2zs1M

  3. Mário disse:

    A propósito, um debate com um amigo alguns meses atrás sobre a declaração do ex-presidente, levou-me a responder-lhe via email. Este email acabou virando um texto que publiquei em meu blog.

    Neste texto, cito como exemplo da perfeição do SUS um caso de câncer de laringe (mórbida coincidência, o texto é de 31/08) que me foi reportado por um parente. Segue o link:

    http://mariotblog.blogspot.com/2011/08/beira-da-perfeicao.html

    Obrigado.

  4. Flávio Furtado de Farias disse:

    As pessoas precisam conhecer o SUS antes de falar tanta besteira. E aqueles que acham o SUS ruim porque não é perfeito precisam entender que perfeito mesmo só o CÉU ou o INFERNO.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM