Dia do Médico

O dia 18 de Outubro é considerado o dia do Médico. (Ver esse site para interessante texto sobre o porquê do dia 18 de Outubro). Recebi muitos cumprimentos, vários presentes (inclusive um livro do Lablogatórios!). Entre vinhos e chocolates (que não devem jamais serem consumidos juntos, com honrosas exceções, ver acima), recebi um livro sobre Bioética de um laboratório de análises clínicas. A princípio, achei que fosse uma dessas publicações de merchandising, mas me enganei completamente. Escrito pelos padres camilianos Leo Pessini e Christian Barchifontaine, o livro é, de fato, muito bom e bastante abrangente. Padre Léo foi capelão do Hospital das Clínicas e tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Me chamou a atenção sua batalha contra a distanásia e a defesa da ortotanásia. Termos que poderiam ser traduzidos como “morte ruim” e “boa morte”, respectivamente. É óbvia a importância desses conceitos na medicina atual, que tem na terapia intensiva o paradigma do “cuidado médico”.
Gostaria de agradecer os cumprimentos e os presentes, principalmente esse, que com certeza será bastante útil. Nada melhor que Ética (Filosofia Prática) no dia do Médico.
P.S. Mas vinho e chocolate também é “bom demais”.

Discussão - 3 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Primeiramente, parabéns!
    Tanto pelo dia do médico (eu até lembrei sábado, mas fico o final de semana sem internet e domingo eu já havia esquecido) quanto pelo livro sorteado (também ganhei um!).
    Segundamente, vinho com chocolate é ÓTIMO!
    Mas por que não devemos misturar essas duas coisas? Evitar o hedonismo?

  2. Karl disse:

    Dizem os entendidos em harmonização que vinho não combina com chocolate, alcachofra e, óbvio, vinagre. Eu já acho que chocolate com vinho do Porto ou outros de sobremesa combinam muito bem. Outros já têm tentado combinações mais ousadas com chocolate amargo e 100% de cacau e cabernet sauvignon. Eu ainda não tenho opinião formada. Precisava degustar mais 😉
    Obrigado pelos parabéns.

  3. Igor Santos disse:

    O maior entendido em harmonização de sabores que eu conheço é o conjunto de papilas gustativas na minha boca + células receptoras de aroma no meu nariz.
    E ele me disse, repetidas vezes, que um merlot vai muito bem com um brownie com muita calda.
    Huummmm…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM