Mil


O Blog ultrapassou o milésimo acesso. Não posso negar que me sinto feliz e orgulhoso. As pessoas que aqui chegam em geral gostam do que lêem, muitas vezes voltam e algumas vezes, se tornaram assíduas. Os comentários e as perguntas ainda são poucos, é verdade, mas vamos melhorando um passo de cada vez.

Mas vocês já se perguntaram porque o número 1000 exerce todo esse fascínio? Seja na virada do milênio, seja no dia que seu Blog chega a mil acessos?

Na época da virada do milênio, li um livrinho (mesmo, tinha aquele formato de bolso) chamado “O milênio em questão”, de um biólogo evolucionista espetacular chamado Stephen J. Gould. Ele mostrava que a natureza humana, em sua incansável busca por explicações, razões ou compreensões, acabou determinando arbitrariamente a importância desse número sem que ele determinasse absolutamente nada na natureza.

Alias, muitas outras questões relacionadas com contagens e calendários são puramente arbitrárias. Os dias da semana em sete, as estações do ano em 4… a lista segue.


A natureza nos brindou com 3 ciclos: os dias (voltas da terra em torno de si mesma), as lunações (voltas da lua ao redor da terra, que são ligeiramente parecidas com nossos meses) e os anos (voltas da terra ao redor do sol).

Mas eles não se encaixam de nenhuma maneira. Exatamente por isso, o Carnaval cai cada ano em um dia diferente, sendo que nunca vai ser em Agosto, mas nunca vai ser dois anos na mesma data: O carnaval cai sempre entre o solstício de verão e a próxima lua cheia.

A nossa matemática decimal, com base 10, pode derivar do fato de termos 10 dedos nas mãos, ainda que muitas outras culturas tenham sistemas numéricos distintos (a informática usa a base hexadecimal – 16 – por isso seu computador tem memória de 256 e 512 Mbytes – todos múltiplos de 16). Os Maias, por exemplo, tinha a base 20 (e como o livro brinca, talvez eles contassem os dedos dos pés e das mãos). E isso se soma ao grande grupo de evidências que sugere essas foram decisões arbitrárias para ajudar a reduzir a ansiedade do ser humano com relação as coisas que ele não controla. Como se o a cada segunda-feira os problemas da semana anterior desaparecessem e tivéssemos a cada 7 dias, uma chance de recomeçar. O que serve para os anos, séculos e especialmente, milênios.

O 1000 parece menos importante quando pensamos no 10 da camisa do Pelé, ou no 100 de uma nota de US$100. Mas a bíblia está recheada de questões dessa natureza e muitas ligadas ao apocalipse. Apesar disso, tivemos a chance de viver um dia que mudou de semana, ano, século e milênio, sem que nossas vidas tenham mudado em função disso.

Vocês podem pensar que resolvi comemorar o acesso mil escrevendo um texto chato, mas acho que essas são questões que revelam muito sobre a natureza humana. O que nós somos. Angustiados e massacrados pela indiferença da natureza ao nosso redor! Mas pra comemorar minha natureza humana, vou fazer umas mudanças no visual do Blog pra deixar ele mais agradável pra vocês. Obrigado!

Discussão - 5 comentários

  1. aliki disse:

    ... and many more! Mas... porque contamos? Desde quando contamos? Imagino que em algum ponto a contagem valesse para a sobrevivência...

  2. Mauro Rebelo disse:

    Oi Aliki,Eu acho que a contagem tem a ver com a passagem do tempo. E a passagem do tempo tem a ver com entropia. E essa é uma longa história que me fascina e que eu estou me preparando pra falar sobre ela. Existem algumas teorias que dizem que o tempo só existe depois da criação do universo. Antes... simplemente não existia tempo (e consequentemente não existia um "antes")

  3. aliki disse:

    Aguardarei impacientemente, contando o tempo que falta até qdo vc falar sobre o tempo. Isso eu até entendi: antes do Big Bang não havia tempo, não havia nada, não havia antes. Mas contar o tempo, pra quê, se o tempo é, se o tempo é matéria tangivel, visivel, impermanente? Entao contamos pq isso nos dá a impressao de contrôle, inclusive do medo da morte?

  4. Thiago Parente disse:

    Acho q devo ser o unico ser masculino a entrar relativamente periodicamente no seu blog. Bem, primeiro parabens pelos mil acessos (tudo bem q so o conseguiu depois de uns 2 anos e poucos- o q da uma media de um acesso por dia :p, brincadeira). Mas vamos la...qnt ao carnaval (ou qlq outra data) nunca cair no mesmo dia, lembro q nao cai no mesmo dia no calendario q usamos atualmente (gregoriano). Q nao segue nenhum dos ciclos naturas (por falar nisso - existem muito mais do que os 3 q vc disse (acabo de fazer uma materia chamada cronobiologia apenas sobre os ritmos biologicos, q tb sao naturais)). Se consultar, por exemplo, o calendario maia, vera q o carnaval SEMPRE cai na mesma data maia! Mais info em: www.calendariodapaz.com.br abc,

  5. Mauro Rebelo disse:

    O Calendário Maia é um dos poucos calendários que se baseia tanto no ciclo lunar quanto solar. Não sei como eles fazem as correções para as incomodas 5 horas, 48 minutos e 46 segundos que sobram a cada ano.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM