Diário de um biólogo – 5a feira 25/03/2010

giz_1209383_46328785.jpg
Eu sei que ninguém aguentava mais o texto do carnaval. Me desculpem a demora em atualizar o blog, mas o mês de início das aulas é sempre um mês complicado.
E vai continuar sendo complicado pelo próximo mês, mas eu tive que parar hoje pra contar uma coisa pra vocês: Adoro ser professor!
Ontem dei a primeira aula da disciplina Biofísica no curso de graduação em Biologia. E quando voltava pro laboratório, com as mãos e a camisa sujas de giz, que apesar da alta tecnologia nas apresentações que eu preparo e no site que controla o conteúdo, eu insisto em usar, eu sorria, feliz de ter dado uma boa aula. Feliz que ao final de duas horas continuava todo mundo dentro da sala (que é o maior desafio de um professor hoje em dia). Feliz com a certeza que os alunos saíram de lá sabendo coisas que eles não sabiam, sabendo onde buscar informação para saber mais, e tendo se divertido um pouco (que é outro grande desafio para o professor). Adoro ser professor!
Na sexta-feira da semana passada minha aluna Juliana Americo defendeu sua tese de mestrado, que estava um espetáculo, e que levou nota 10 e conceito A de ponta a ponta. A Juliana é uma aluna brilhante. Já era antes de entrar no laboratório 3 anos atrás, mas tenho certeza que o orientador dela ajudou a lapidar esse trabalho, principalmente na hora de colocar ele no papel. E por isso, enquanto a banca elogiava o manuscrito, eu ria de ponta a ponta, porque eu tinha cumprido bem o meu papel.
Adoro ser professor!

Discussão - 7 comentários

  1. Henrique Musseli Cezar disse:

    Parabéns… realmente deve ser muito gratificante, creio que uma parte bem legal da carreira acadêmica é justamente essa de poder transmitir conhecimento.
    Espero que daqui uns anos eu possa estar fazendo a mesma coisa…

  2. Milena M. Domingues Pereira disse:

    Sei exatamente como você se sente porque compartilho do mesmo sentimento de lazer (e não dever) cumprido após uma boa aula. Eu também adoro ser professora!

  3. Cleanto disse:

    Parabéns Mauro! É legal e animador ver uma pessoa que gosta de ser Professor e se preocupa com a Educação. Pesquisa e ensino não podem ser separadas, uma promove a outra.
    Biólogo e Professor, que dois grandes títulos vc tem!

  4. Juliana disse:

    Basta comparar as primeiras versões com a final para a ver a diferença que cada “puxão de orelha” fez! 🙂 Obrigada, Mauro. Valeu a pena e aprendi muito neste processo!
    Abraços, Juliana.

  5. Vivian K disse:

    Estou cursando Biologia, licenciatura. Essa semana iniciei meu estágio em Ensino Fundamental, e mesmo tendo iniciado a licenciatura como “carta na manga” para meu futuro, fiquei muito contente com a reação dos alunos com a minha presença. Estou empolgadíssima elaborando planos de aula, planos de estágio. Por isso, entendo essa tua alegria. Parabéns.

  6. Bessa disse:

    É, eu também acabo me divertindo muito em sala de aula. É diferente lidar com gente e com PCR’s (no seu caso) ou peixinhos (no meu), quanto mais moda invento nas aulas mais me divirto. Mas rica mesmo é a relação com os orientandos, a convergência de interesses e objetivos, a convivência por mais de um ou dois semestres e a rotina de laboratório e/ou campo fazem desta realção algo muito rico.

  7. Ai, que gosto de ler uma declaração como essa! Que sorte têm seus alunos!
    Pena que muitos dos meus professores da graduação não tinham os mesmos olhos que você para essa atividade tão importante e significativa como é o ensino 🙁

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM