Aprender o quê?

“O que aconteceu (…) faz parte de um grande fracasso geral. No tempo de meu pai, quem fracassava era o indivíduo. Agora é a disciplina. Ler os clássicos é muito difícil, por isso a culpa é dos clássicos. Hoje o aluno afirma a sua incapacidade como um privilégio. Eu não consigo aprender essa matéria, então essa matéria deve ter algum problema. E deve ter algum problema o professor que resolve ensiná-la. Não há mais critérios, senhor Zuckerman, só opiniões”

O trecho transcrito do livro A Marca Humana de Philip Roth verbalizou o que tenho pensado ultimamente quanto aos meus alunos. Em geral!

A aceitação do fracasso está virando a regra. Quem quer ser mais, se esforça mais, consegue mais está “inflacionando” o mercado. Admiram os colegas mais esforçados e dizem… ‘Se eu fosse inteligente como ele…’

O problema é que é tudo mentira. Uma falsa humildade disfarça a arrogância escondida por debaixo da pele. Como um lobo coberto de cordeiro, pra se dar bem com as ovelhas e se esconder dos outros lobos. Lobo que é lobo veste a pele!

De nada adianta inventar novos cursos. As evasões são altíssimas! Os alunos duvidam do professor. Questionam a própria necessidade do ensinar, já que existem tantas fontes de saber. Querem criticar o conteúdo, a forma, a avaliação, mas todo seu embasamento foi conseguido em meia hora de pesquisa no Google. E se não está lá, no ‘oráculo’, então não existe! Que fracasso. Que fracassados!

O problema está na falta de vontade de aprender e não no aprender o quê.

Falta água, falta luz, falta verba, falta bolsa, falta material, falta computador, falta mesa, falta espaço. Falta, é verdade. Mas tudo isso se torna desculpa para justificar a dificuldade e o fracasso. Falta tempo, falta interesse, falta tesão, falta coragem, falta orgulho, falta amor.

Não, tem um fracasso pior do que não querer aprender, é achar que ninguém tem nada à aprender!

Discussão - 3 comentários

1. Kynismós! disse:

Mauro, talvez a condescendência dos mestres seja a principal culpada por esse tipo de comportamento dos estudantes, com o tempo eles vão ficando acomodados e acham que o normal é não estudar, é não se esforçar.

2. Mauro Rebelo disse:

Olá,você está corretíssimo. Do mesmo jeito que é difícil aprender os clássicos, é difícil ensinar! Preparar uma boa aula... dá trabalho! Se alguém tem que quebrar esse círculo vicioso, que sejamos nós!

3. Anonymous disse:

Vc está corretíssimo!!Hoje os alunos não querem masi com nada....é muio difícil , controlar a falta de atenção.....Só 10% de uma aula é absorvida por eles, e os outros 90% para onde vão????O professor passa por tantos desafios e aprendizados q poderiam serem passados para os alunos, que por desinterresse não acatam uma só palavra.O quem nos resta é tentar salvar uma parte do mundo, porque o mundo por completo, foi-se e não volta mais!!!

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM