Aprender o quê?
“O que aconteceu (…) faz parte de um grande fracasso geral. No tempo de meu pai, quem fracassava era o indivíduo. Agora é a disciplina. Ler os clássicos é muito difícil, por isso a culpa é dos clássicos. Hoje o aluno afirma a sua incapacidade como um privilégio. Eu não consigo aprender essa matéria, então essa matéria deve ter algum problema. E deve ter algum problema o professor que resolve ensiná-la. Não há mais critérios, senhor Zuckerman, só opiniões”
O trecho transcrito do livro A Marca Humana de Philip Roth verbalizou o que tenho pensado ultimamente quanto aos meus alunos. Em geral!
A aceitação do fracasso está virando a regra. Quem quer ser mais, se esforça mais, consegue mais está “inflacionando” o mercado. Admiram os colegas mais esforçados e dizem… ‘Se eu fosse inteligente como ele…’
O problema é que é tudo mentira. Uma falsa humildade disfarça a arrogância escondida por debaixo da pele. Como um lobo coberto de cordeiro, pra se dar bem com as ovelhas e se esconder dos outros lobos. Lobo que é lobo veste a pele!
De nada adianta inventar novos cursos. As evasões são altíssimas! Os alunos duvidam do professor. Questionam a própria necessidade do ensinar, já que existem tantas fontes de saber. Querem criticar o conteúdo, a forma, a avaliação, mas todo seu embasamento foi conseguido em meia hora de pesquisa no Google. E se não está lá, no ‘oráculo’, então não existe! Que fracasso. Que fracassados!
O problema está na falta de vontade de aprender e não no aprender o quê.
Falta água, falta luz, falta verba, falta bolsa, falta material, falta computador, falta mesa, falta espaço. Falta, é verdade. Mas tudo isso se torna desculpa para justificar a dificuldade e o fracasso. Falta tempo, falta interesse, falta tesão, falta coragem, falta orgulho, falta amor.
Não, tem um fracasso pior do que não querer aprender, é achar que ninguém tem nada à aprender!
Discussão - 3 comentários
Mauro, talvez a condescendência dos mestres seja a principal culpada por esse tipo de comportamento dos estudantes, com o tempo eles vão ficando acomodados e acham que o normal é não estudar, é não se esforçar.
Olá,você está corretíssimo. Do mesmo jeito que é difícil aprender os clássicos, é difícil ensinar! Preparar uma boa aula... dá trabalho! Se alguém tem que quebrar esse círculo vicioso, que sejamos nós!
Vc está corretíssimo!!Hoje os alunos não querem masi com nada....é muio difícil , controlar a falta de atenção.....Só 10% de uma aula é absorvida por eles, e os outros 90% para onde vão????O professor passa por tantos desafios e aprendizados q poderiam serem passados para os alunos, que por desinterresse não acatam uma só palavra.O quem nos resta é tentar salvar uma parte do mundo, porque o mundo por completo, foi-se e não volta mais!!!