80 milhões de anos sem transar


Poucas espécies se reproduzem assexuadamente. Mas todas elas podem, de tantas em tanta gerações, fazerem um sexozinho para dar uma embaralhada nos genes. Na verdade todas menos uma: o rotífero Bdellóide.

Rotíferos são pequenos animais, principalmente, de água doce. Pequenos mesmo. Apesar de serem metazoários (grupo ao qual eu e você também pertencemos) eles são mutias vezes menores do que os organismos unicelulares com os quais eles habitam. Eles não passam de 0,5 mm e têm em torno de umas mil células.

Os metazoários são aqueles animais que tem mais de um tecido embrionário (que se formam das dobras que o embrião faz quando ainda é apenas um apanhado de células) que depois vão se diferenciar nos vários órgãos.

Não é a toa que fazem parte do superfilo asquelmintos, dêem uma olhada na foto e vocês vão ver como ele é meio asqueroso. Nessa imagem a típica ‘coroa’ de cílios que se parecem com ‘rodas’ em torno da boca e que dá o nome ao filo está embutida e o bicho parece uma ‘camisinha’ cheia de ar.


Mas isso não chegaria a ser motivo para o rotífero Bdelloide nunca, em 80 milhões de anos, ter feito sexo. Sabe aquela piada que as meninas falam de ‘nem se ele for o último homem da Terra…’ Os Bdellóides nunca viram um homem e vivem em um mundo apenas de mulheres. Desde que foram descobertos todos os indivíduos observados até hoje são femeas que se reproduzem partenogeneticamente.

Em condições ambientais estressantes, eles, na verdade elas, podem formar cistos que podem ser até fervidos sem serem destruídos, e assim permanecer por centenas de milhares de anos(!) e depois eclodirem e em poucos dias povoarem um pequeno lago.

O Bdellóide ainda hoje é um desafio para as teorias que tentam explicar o porquê (e para queê existe sexo e o porquê (e para quê) existem gêneros.

Qualquer que seja a razão, esses pobres animais são um forte evidência do sobrenatural, já que só pode ser alvo de uma maldição!

Não é a tôa que o cérebro deles não possui mais que umas 15 células.

Discussão - 5 comentários

  1. Carolzinha disse:

    coitadinhos...que vida triste!

  2. Charles Morphy disse:

    Olá, Mauro!Há algumas pequenas incorreções no seu texto sobre Rotifera.1-"Os metazoários são aqueles animais que tem mais de um tecido embrionário (...) que depois vão se diferenciar nos vários órgãos". Essa não é a definição correta de Metazoa. A formação de tecidos embrionários, que darão origem aos órgãos, só aparece a partir dos cnidários. As esponjas (Porifera) não têm órgãos ou tecidos...2-"Não é a toa que fazem parte do superfilo asquelmintos". Hummm... "Asquelminthes" não corresponde a um grupo natural, reunindo grupos muito distintos com pouquíssimas características em comum. Essa classificação já deixou de ser usada mesmo em livros didáticos do secundário. Há um consenso de que os Rotifera pertencem ao superfilo Gnathifera, juntamente com Gnathostomulida, Acantocephala e, talvez, Chaetognatha.Abraço!

  3. Charles Morphy disse:

    Ahh...Também não é verdade que poucas espécies se reproduzem assexuadamente! Há um número grande de espécies que tem esse tipo de reprodução, em vários grupos diferentes.E os Rotifera não são asquerosos... 🙂

  4. Mauro Rebelo disse:

    Charles,Obrigado pelas correções. Nada como um zoólogo de plantão.O percentual de espécies assexuadas é muito, muito menor do que o de sexuadas, você concorda? Mas continua o problema de usar termos pouco precisos, como 'muito' ou 'pouco', em ciência. Os rotíferos não são asquerosos, foi só uma licença literária 🙂

  5. b.a. disse:

    tirando as piadas machistas xD gostei mt do seu blog. tem coisas mt interessantes e que realmnete fazem pensar no quão perfeito pode ser mundo natural.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM