O segundo dia do II Encontro de Blogs Científicos

farol13962547928_7c7c22c716.jpgfarol2.3962551724_b73e5678bd.jpg

Domingo começou com a apresentação da neurocientista Suzana Herculano. Com 6 livros sobre neurociências para leigos publicados e uma esquete no programa Fantástico, ela é uma cientista pop e o melhor exemplo de cientista bem sucedido na tarefa de divulgar ciência. Suzana, que tem dois blogs (O cérebro nosso de cada dia e A neurocientista de plantão) chamou atenção dos cientistas blogueiros para que não fiquem apenas na internet porque existe um mercado real para livros de divulgação científica. Ela ainda defendeu a publicação de livros de ‘auto-ajuda científica’: “afinal, o objetivo da ciência não é tornar a vida das pessoas melhor?”. E isso ai.
Talvez pelo clima aprazível de Arraial e o aconchego do encontro, quando a jornalista Alessandra Carvalho (do Karapanã) subiu no palco com seu belo sotaque paraense não havia mais nenhuma dúvida de que jornalistas e cientistas devem divulgar ciência, que cada uma tem o seu espaço, mas que só tem a ganhar com a convivência. Ela relatou várias experiências bem sucedidas onde jornalistas ajudaram os cientistas a divulgar seus trabalhos.
Depois do intervalo, a jornalista Lacy Barca (que escreve no Minha amiga Jane) fez um incrível e delicioso panorama da ciência na TV, com apenas 8,5h por semana de programação (comparados a 50h de esporte e, acreditem, 190h de religião). Depois de trabalhar em programas como Globo Ciência ela é responsável pela recuperação do arquivo na Rede Brasil e mostrou pra nós trechos de vídeos dos primeiros programas de ciência na TV brasileira, remontando a década de 70, e falou sobre a mudança da linguagem na comunicação.
Foi a vez de Maria Guimarães (Ciência e idéias), cientista e jornalista da Revista FAPESP apresentar a sua visão de como cientistas escolhem seus temas de pesquisa e como jornalistas escolhem seus temas de reportagem: “minha paixão pela ciência não cabia em um só tema de pesquisa”. A platéia se encantou com a caçadora de roedores no doutorado que agora escreve até sobre astronomia. Para mim ficou o recado de que cientistas precisam aprender a contar, mesmo que só para os jornalistas, a história por trás de suas pesquisas, e os jornalistas não podem nunca esquecer a paixão por trás do tema de pesquisa de um cientista.
As meninas da Ciência Hoje não resistiram ao sol e fizeram muito bem ao almoçar camarão frito na praia enquanto alguns foram para as suas pousadas fazer o check-out e outros para o Saint-tropez se despedir da Muqueca de Dourado e da Lula Doré.
Mas as 15:30 estavam todos de volta para assistir Fábio Almeida, do Ciêncine falar sobre a importância dos documentários cinematográficos na divulgação científica. Mostrou trechos da entrevista com José Reis, ex-diretor do do Instituto Biológico de São Paulo e um pioneiro da divulgação científica rápida e eficiente. Fábio foi muito didático ao mostrar como a atividade científica e cinematográfica tem a ‘observação’ do mundo como ponto de partida e portanto, nada mais normal que os biólogos, ao registrar imagens em movimento para estudar fenômenos naturais, sejam os verdadeiros criadores do cinema. Aproveitou para mostrar o risco da divulgação irresponsável, que atribui aos irmãos Lumiére, criadores do cinema como espetáculo, a invenção do cinema como método. E terminou com uma alfinetada: os blogueiros tem que pensar em usar todo o potencial de outras mídias, porque ainda estão postando como se fossem uma revista impressa!
As 17h, sem tempo para uma despedida apropriada de todos os novos amigos que ser formaram ali, o ônibus partiu para o Rio levando convidados e agregados. Foram dois dias estimulantes e tenho certeza que todos voltaram pra casa com novas idéias para colocarem em prática nos seus blogs. Agora é esperar pelo próximo.
Obrigado a todos que ajudaram a tornar o evento um sucesso.

Discussão - 10 comentários

  1. maria disse:

    mauro, mais uma vez obrigada pelo convite e parabéns pela organização. fiquei querendo mais, como muita gente.
    obrigada também pela parte que me cabe no resumo - eu não resumiria melhor, sinal de que a mensagem passou. pra você pelo menos!
    e me avisa quando tiver sugestão de pauta!

  2. Oi, Mauro
    Foi um prazer conhecê-lo lá no EWCLiPo.
    Abraço,
    Fernanda

  3. Eu, Zedy, Balu, Juliana, Mariana e Tatiana ficamos na praia do Forno na segunda feira. Depois que Tatiana foi embora, fomos dar uma volta de barco. Vocês fizeram isso? Conheceram as outras praias? Se não, não sabem o que perderam...

  4. Mauro Rebelo disse:

    Se fosse lá perto, eu não teria conseguido segurar vocês dentro do auditório! 😉

  5. Mauro Rebelo disse:

    Maria, pena que com a minha correria não tivemos tempo de conversar mais. Obrigado, um beijo

  6. Mauro Rebelo disse:

    Ei Fernanda, já li o seu post. Que pena que o congestionamento te atrasou, mas se você tivesse ligado, ainda encontraria todo mundo no buteco na sexta feira! Obrigado por ter vindo. Um abraço, M

  7. Mauro Rebelo disse:

    Pessoal, para quem ainda não viu, o Roberto fez um excelente post reunindo tudo que foi publicado até agora sobre o Euclipo, como ele traduziu a sigla. Passe por lá.

  8. Alessandra disse:

    Mauro, obrigada pela oportunidade da conversa com os cientistas! =) Foi muito bom. E o meu sotaque já nem é mais paraense, mas uma mistura de capixaba com paraense + gírias paulistas e cariocas. Quase um sotaque brasileiro. Um pedaço de cada lugar por onde passei. Estou à disposição. abraços.

  9. Arnaldo de Freitas Rebelo disse:

    Oi Maurão...Não sabia que eras um NERD. Mas saiba que um nerd pode não ter respostas para tudo..., mas certamente consegue organizar eventos como este, com todo o esforço e dedicação que acompanhamos de perto. Valeu, fico feliz de ver os comentários de apoio e aprovação aqui postados. Parabens mais uma vez. Arnaldo / Sonia

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM