Diário de um biólogo – Terça, 26/10/2010 – Quarto dia do ISMEE

ISMEE_BLOG_DAY4.jpg

Hoje começamos com nossa primeira convidada internacional, a Dra. Joanna Wilson da McMaster University no Canadá. Ela fez um pós-doc em P450 de baleias no laboratório de John Stegeman em Woods Hole na mesma época em que fiz especialização em P53 de ostras lá. Joanna foi a primeira a aceitar nosso convite, mesmo tendo que pagar todas as suas despesas de viagem e também preparou uma aula exclusivamente para o curso, seguindo todas as diretivas que havíamos proposto aos professores. E foi uma aula incrível, com diversas situações envolvendo mamíferos marinhos onde os alunos deveriam analisar que tipos de amostras poderiam ser aproveitadas, que biomarcadores poderiam ser analisados e que conclusões poderiam ser tiradas. Depois do café, o Dr. Flávio Fernandes, coordenador do programa de monitoramento de água de lastro da Marinha brasileira deu um panorama dos principais problemas com espécies invasoras no Brasil e no mundo. Problemas com os quais biólogos marinhos estão incrivelmente pouco familiarizados. A tarde fomos pra praia. Sim, para praia, porque congressos científicos seguem uma estranha lógica: são feitos em lugares lindos, mas com uma programação que nunca permite aproveitar o lugar. Eu não queria que as pessoas perdessem sequer uma palestra para ir a praia, então resolvi incluir a praia no programa. Fizemos uma excursão até a Ilha de Cabo Frio, onde na década de 80 a Marinha desenvolveu um projeto para cultivar organismos marinhos usando água da ressurgencia. A aula da noite foi cancelada porque estávamos todos mortos de cansados.

Discussão - 1 comentário

1. Pois é, Mauro, eu era sempre quase crucificado na faculdade sempre que sugeria incluir nos programas de saídas de campo um tempo para curtir o local. O resultado previsível era que meus colegas se revezavam para matar partes do programa e depois ficavam atrapalhando os trabalhos porque não tinham assistido explicações importantes. Vinte anos depois eu visitei o centro acadêmico e descobri que a lição ainda não tinha sido aprendida. É mole?

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM