"Fazem tudo o que podem"

failure_954598_66222675.jpg

Lendo esse excelente texto da Ana Arantes sobre Realengo, lembrei do que escrevi aqui sobre a natureza humana e aqui sobre a dificuldade das pessoas em aceitarem conclusões que lhes são desagradáveis. Que em muitos casos, é aquela muito bem bem sintetizada por Boris Yellnikoff, o personagem de ‘Tudo pode dar certo‘ de Woody Allen (‘Whatever works‘ 2009):
“Os ensinamentos básicos de Jesus são bem bonitos… assim como era a intenção original de Karl Marx. O que poderia dar errado? Todos vivendo em igualdade. Fazer pelos outros. Democracia. O povo governando. […] São ótimas idéias, todas elas… mas todas sofrem de uma específica falha fatal. Todas elas são baseadas na idéia falaciosa de que as pessoas são, essencialmente, decentes: ‘Dê a elas a chance de fazer o certo e elas farão’. Elas não são estúpidas, egoístas, gananciosas, covardes e pequenas. Fazem o que podem.[…] Só estou dizendo que as pessoas fazem a vida ser pior do que É. E, acredite, já é um pesadelo sem a ajuda delas. Mas, no geral, lamento dizer, somos uma espécie fracassada.”

Discussão - 1 comentário

  1. Mário disse:

    Há porém uma diferença fundamental entre os ensinamentos de Karl Marx e Jesus Cristo: o primeiro propõe uma utopia coletivista, um sistema político como solução para as injustiças e desigualdades. Cristo não defendeu sistema político algum. Seus ensinamentos eram direcionados aos indivíduos.
    O socialismo real foi um desastre. Mas houve (e há) indivíduos que seguiram os ensinamentos cristãos. Estes fizeram diferença, produziram frutos, salvaram vidas. Num mar de fracassos e torpezas, foram exemplos, tábuas de salvação. Alguns viraram "celebridades", outros foram alçados a condição de santos e são venerados em altares. Outros foram anônimos, o bem que fizeram foi conhecido por poucos.
    Houve quem largasse tudo e se colocasse totalmente a serviço do outro. Alguns se sacrificaram por pessoas que mal conheciam. Há exemplos de altruísmo sincero. E os há no cristianismo e fora dele. Segue uma mostra de que há exemplos de vida que nos espancam o rosto e nos fazem corar de vergonha da nossa preguiça, inércia e insensibilidade.
    http://www.youtube.com/watch?v=9Xgmz1O-Rtk
    http://www.youtube.com/watch?v=la93bt3samo&feature=related

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM