Projeto eBook de Biofísica

book_1382560_85060011
 
Ninguém aprende nada, muito menos pensamento crítico, sem conteúdo. Pensamento crítico pode ser o mais importante, mas primeiro, tem que vir conteúdo. Sim, temos a internet, mas precisamos de conteúdo de confiança, porque nossos alunos ainda não tem o critério aperfeiçoado para definir o que é e o que não é bom na internet.
Sim, temos livros e mais livros, mas eles tem um problema… os alunos acham os livros didáticos chatos. E sou obrigado a concordar com eles.
O projeto do eBook de Biofísica é uma iniciativa inovadora, que pretende montar um material didático multimídia para ser usado (não somente) no curso de Biofísica para Biologia da UFRJ.
A idéia é disponibilizar o conteúdo da disciplina em vídeos de curta duração, que serão organizados em um eBook multimidia que será distribuído gratuitamente para os alunos, permitindo que as ‘aulas’ sejam assistidas online e o tempo em sala de aula seja melhor aproveitado para discussões e resolução de problemas. Se tiver interesse e conhecer mais essa estratégia, assista o video do Salman Khan da Khan Accademy no TED.
Sim, o Khan é sensacional, mas nós vamos fazer melhor ainda. Vamos começar com os 18 temas de aulas do programa de Biofísica (agora já são 21). Para cada aula, será construído um mapa conceitual. Mapas conceituais em si são uma estratégia pedagógica que mereceria um curso inteiro, mas como não temos todo esse tempo, sugiro ‘apenas’ estudar o conceito dos mapas em http://cmap.ihmc.us. Sim, o Institute for Human Machine Cognition também tem um software super legar para montar os mapas, mas não, não adianta instalar o software e sair usando: tem que estudar o conceito! E se você nem achar onde está o documento no site…
Vamos dar ainda uma guaribada no conceito dos mapas conceituais colocando um pouco mais de neurociência neles. Uns conceitos de memória de trabalho e memória de longo prazo. É complicado de explicar e por isso eu vou deixar para outro post, mas é simples de fazer.
Depois que os mapas estiverem prontos, teremos uma lista de ‘conceitos’ que deverão ser explicados em vídeos de no máximo 5 min.
Como eu sou um só, conto com uma trupe de alunos interessados em aprender mais sobre como dar aulas melhores e que preparam tudo: desde a concepção do mapa conceitual até o roteiro para esses videos, incluindo o material para os slides (imagens livres de direitos autorais e esquemas), a explicação conceitual por escrito dos conceitos e os slides que serão depois incorporados nos vídeos. A partir daí o professor (90% das vezes eu, mas podemos ter alguns convidados) gravam as aulas.
Eu já dava essas aulas antes, no estilo ‘antigo’ e por isso já tem um belo caminho andado pra quem quiser trabalhar no projeto.
O resultado final que espero é parecido com isso:

Como vocês viram, o video é caseiro (ou, de laboratório) e a edição é amadora: o importante é o conteúdo!
Temos até verba da FAPERJ para remunerar os alunos que trabalham no projeto. Não, não é muito e não, não paga a trabalheira toda que vai dar. Por isso, você tem que acreditar que essa é uma oportunidade única de participar de um movimento realmente inovador para mudar o marasmo na sala de aula e aprender o que é necessário para que, em breve, quando vocês forem os professores, saberem o que fazer.
Você quer participar? Entra em contato com a gente!

Discussão - 2 comentários

  1. antonio cristovao disse:

    entusiasma o que li. Se ajudar sugiro que os alunos de comunicação social tambem ajudem e tirocinem a ediçao e gravação com qualidade.

  2. Elga disse:

    Sou aluna de doutorado na Biofísica, achei massa e tô querendo participar de algo pra aprender mesmo mais sobre didática, ter alguma experiência no assunto. Como faço pra participar?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM