Tristeza Retumbante

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na última 6a feira fui ao Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ ouvir o diretor da área de ciências biológicas do CNPq, Paulo Sergio Beirão e o presidente da CAPES Jorge Guimarães, falarem sobre a inserção de jovens no sistema de C&T brasileiro.

Cheguei a cancelar minha aula na graduação e mandei todos os meus alunos assistirem. Eles são o futuro da ciência, certo? Aquilo deveria ser mais importante do que radiação e radioatividade.

Que tristeza. Ignoraram completamente o tema da palestra. O diretor do CNPq falou com orgulho do insipiente sistema de C&T, criado nos moldes do sistema americano (como todos os outros países do mundo), ainda que, atualmente, esse modelo esteja apresentando sinais de falência em todo o mundo. Mesmo nos lugares onde ele gera as inovações que importamos na forma de produtos com alto valor agregado.

Depois o presidente da CAPES mostrou que apesar do ínfimo número de cientistas do Brasil, deveríamos estar todos contentes porque o percentual de doutores desempregados está abaixo de 1%. Insinuou que os pós-graduandos deveriam aguentar as péssimas condições para se fazer um doutorado no país já que os salários de um doutor são, em média, 7x maior do que o de um graduado.

Ecoa na minha cabeça a frase do Titãs: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida a gente quer saída para qualquer parte”.

Foi uma afronta! Foi ofensivo! Um cala a boca!
Ultrapassados! É a melhor coisa que posso dizer sobre essas pessoas. Não enxergam 10 anos a frente deles. Pensam um modelo de C&T que atende apenas aos seus próprios interesses. Uma tristeza retumbante se abateu sobre mim depois das apresentações de 6a feira.

Certo está o Domenico de Masi: “Não podemos esperar que quem está no poder abra mão dele. O poder se toma com graça ou com a revolução”.

Discussão - 2 comentários

1. Anônimo inquiridor disse:

Mauro,
    Na verdade, o problema é que o Jorge Guimarães já deveria ter aberto mão de seu cargo de presidente da CAPES. Se depois de 20 anos usando o mesmo modelo a pós graduação no Brasil não mudou substancialmente, algo está muito errado.

2. Eliane De Souza Figueiredo disse:

Será que entrou na conta dos 99% dos doutores empregados aqueles que:
    - fizeram concurso p/ magistério básico;
    - estão dando aula em universidades particulares;
    - são pós-docs e vivem de bolsa (e isso NÃO é relação de emprego)
    - trabalham em escritórios, lojas em shopping e outros empregos que não possuam qq relação com pesquisa e precisaram garantir o seu sustento com o que apareceu.
    assim é mole né...

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM