Publicado
9 de ago de 2006
Foi interessante descobrir em alguns sites que existe alguma controvérsia a respeito da razão. Mas o mais aceito é o seguinte: É uma peça que a sua mente prega em você! Toda questão está nos referenciais. Quando olhamos para o horizonte, a presença dos referenciais (prédios, árvores) nos ajuda a avaliar a distância das coisas. Quando vemos a lua no alto do céu, no zênite, não temos nenhum parâmetro de comparação para medir a lua, porque não temos nenhum referencial. E a vemos no seu tamanho natural, computada a distância que ela está da Terra. Mas quando ela está na linha do horizonte, a presença de muitos referenciais (e segundo pesquisas mais recentes, o próprio horizonte) faz com que o cérebro avalie de maneira equivocada a distância da lua. Ele (cérebro) não pode acreditar que aquele objeto tão longe pareça tão pequeno quanto a janela de um edifício, por isso, ele AUMENTA A LUA! Na sua cabeça!
Como é possível? Lembre-se que seus olhos não vêem nada, eles apenas capturam as ondas eletromagnéticas que refletem nos objetos. Quem vê é o seu cérebro! Não fosse a sua experiência de associar significado as coisas, essas ondas que chegam na sua retina não fariam algum significado. Então, ainda que seja o seu cérebro que veja, ele pode se confundir de vez em quando.
Você não acredita? Experimente fechar os dedos e formando uma luneta, e olhe a lua no horizonte por entre a luneta. Viu?! Ela tem o mesmo tamanho de quando você a vê na abobada do céu!
Discussão - 2 comentários
nossa! achei o máximo você ter um blog.. nunca ia imaginar isso. hahafui procurar no orkut por ‘mauro rebelo’ aí cheguei até aqui. ;))um dia ainda leio tudo que você escreveu.. prometo =x haahahamas eu tenho uma observação sobre esse texto.. isso aqui:” Refração da luz: quando no horizonte, a luz da lua viaja acompanhando a curvatura da terra e por isso parece maior. Não, essa curvatura que a luz faz cria o desvio pro vermelho que faz com que vejamos o céu em tons alaranjados quando ele está se pondo”eu li em algum lugar uma vez que esse fenômeno do céu alaranjado e tal era por causa da poluição.. que as partículas de ‘sujeira’ causavam a refração da luz, dando tons alaranjados, etc.. mas não dizia nada sobre o fato da luz viajar acompanhando a curvatura da terra.. interessante isso. mas isso da poluição realmente tem fundamento? pra mim parece fazer sentido também, mas vai saber..bom, depois você me conta se faz sentido ou não. ;D já escrevi demais, e você joga na minha cara que minha redação é ruim ¬¬ ahahamas eu te perdoo, porque eu sou um amor! aieuha ;]enfim… beeeijo orientador “mais preferido” do universo! 😛 haha;*****ps: eu AMO essa musiquinha da lua! *.* “mente quem diz que a lua é velha…” =))
Meus alunos me acharam… ;-)Você aprendeu isso nas aulas de Biofísica. O Pinatubo, aquele vulcão que entrou em erupção em 1991 jogou tanto material particulado em suspensção em camadas altas da atmosfera, que se espalhou por todo planeta. Com isso tivemos o céu de cores diferentes durante o por-do-sol. A poluição pode alterar, mas não cria o efeito!