Forças da natureza
Já falei aqui e aqui sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Apesar de adorar citações, eu procuro reduzir ao mínimo textos originais de outras pessoas. Mas não resisti à colocar esse samba, que é uma ilustração do que eu venho dizendo nos textos. Somos muito pequenos!
Usei ele há algum tempo atrás como questão de prova de ecologia e hoje, revirando alguns papéis, me deparei com ele de novo.
Pra vocês verem que não precisa ser cientista pra saber que as forças da natureza são mais fortes que nós. Mas precisa ser artista pra transformar isso em música!
As forças da Natureza (Paulo César Pinheiro e João Nogueira)
“Quando o sol
Se derramar em toda a sua essência
Desafiando o poder da ciência
Pra combater o mal
E o mar
Com suas águas bravias
Levar consigo o pó dos nossos dias
Vai ser um bom sinal
Os palácios vão desabar
Sob a força de um temporal
E os ventos vão sufocar
O barulho infernal
Os homens vão se rebelar
Dessa farsa descomunal
Vai voltar tudo ao seu lugar
Afinal
Vai resplandecer
Uma chuva de prata do céu vai descer, lá, lá, iá
O esplendor da mata vai renascer
E o ar de novo vai ser natural
Vai florir
Cada grande cidade o mato vai cobrir, ô, ô
Das ruínas um novo povo vai surgir
E vai cantar afinal
As pragas e as ervas daninhas
As armas e os homens de mal
Vão desaparecer nas cinzas de um carnaval.”
Discussão - 3 comentários
Enquanto pensava no que dizer para fazer um comentário, escrevi um poema que publiquei no meu blogue Ponto de Encontro http://pontodeencontroblog.blogspot.com e trago aqui um trecho.A arrogância humana,Contra a natureza pouco pode.Mesmo que só se plantasse banana,A Terra responde, estremece e sacode.Cumpre seu ritmo lento,Seu aquecimento global,Fazendo do clima um tormento,Para desespero geral.Geleiras despencamCamadas de ozônio se abremFlorestas se transformamQueimadas consomem.abs rogerio
É… realmente somos muito pequenos. Só que, tomando carona em seu artigo anterior, somos em grande número. E temos um poder destrutivo maior do que qualquer outra espécie.Seria tão bom que o potencial humano para modificar o ambiente fosse usado para torná-lo um lugar melhor… Mas isso talvez não passe de “letra de samba”…
João, você não é só moral… também é romântico! 😉 E o Rogério… fui lá dar uma olhada nos poemas dele, um artista! Um abraço